EUA: Presidente Donald Trump demite inspetor responsável por US$ 2,3 trilhões no enfrentamento do coronavírus

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA).
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA).
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA).
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, removeu neste terça-feira (07/04/2020) do cargo o inspetor-geral encarregado de supervisionar a resposta do governo ao coronavírus, incluindo os 2,3 trilhões de dólares em resgate econômico, afirmou a porta-voz para o gabinete do inspetor-geral nesta terça-feira.

Foi a última manobra de Trump para tomar o controle da supervisão de seu governo sobre a condução da crise provocada pela pandemia de coronavírus. O presidente atacou o inspetor-geral e outros reguladores encarregados de protegerem agências federais das áreas de desperdício, fraudes e abusos.
Glenn Fine, inspetor-geral em exercício para o Pentágono, foi nomeado na semana passada para presidir um comitê que atuaria como uma espécie de macroregulador da resposta do governo à crise, incluindo políticas de saúde e o histórico plano de estímulo econômico.

Mas, desde então, Trump designou o inspetor-geral da Agência de Proteção Ambiental para a posição de novo inspetor-geral em exercício do Pentágono, segundo informou uma porta-voz. Fine, que havia indicado outros 11 inspetores ao comitê na semana passada, não está mais no comitê de regulação.
A demissão foi reportada primeiramente pelo site Politico.

O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, disse que a remoção de Fine “apenas fortalece a determinação dos democratas de cobrar o governo e aplicar as múltiplas disposições estritas de supervisão” da lei em questão.

*Com informações de Lisa Lambert, Makini Brice, Susan Cornwell e Susan Heavey da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]