Estudantes da rede estadual da Bahia participam de live da Google for Education para aprender o uso da plataforma Google Classroom

Estudantes da rede estadual da Bahia participam de transmissão ao vivo do Google para Educação.
Estudantes da rede estadual da Bahia participam de transmissão ao vivo do Google para Educação.
Estudantes da rede estadual da Bahia participam de transmissão ao vivo do Google para Educação.
Estudantes da rede estadual da Bahia participam de transmissão ao vivo do Google para Educação.

Os estudantes foram o público-alvo do segundo dia de formação online de apresentação da plataforma Google Classroom, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Google for Education no Brasil.

Realizada no formato webinar (videoconferência on-line), a capacitação sobre o uso da sala de aula virtual para a realização de diferentes tarefas voltadas à aprendizagem – já utilizado por algumas escolas da rede – foi ministrada por educadores Google da GetEdu (uma das parceiras oficiais do Google for Education no Brasil). A TVE transmitiu ao vivo as atividades. Na quinta (16/04/2020), a formação foi dirigida aos professores e gestores escolares.

Durante a live, os representantes da GetEdu, Wellington Maciel e Marcelle Aline, apresentaram os aplicativos do Google Classroom que os estudantes vão utilizar para manter o contato com os professores e colegas. “Este período de isolamento social, quando estão todos em casa por conta da pandemia do novo Coronavírus, é importante que eles continuem estudando, principalmente porque o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado no final do ano. O Google Classroom é uma ferramenta propícia para se manter o vínculo com a escola, com os estudos”, destacou Marcelle.

O subsecretário da Educação, Danilo Souza, destacou a importância do encontro virtual para que o processo de ensino e aprendizagem não seja interrompido neste período. “Ontem (quinta, 16), estivemos aqui discutindo com os professores a inclusão digital, as ferramentas digitais, o uso das tecnologias da informação e da comunicação, especificamente a ferramenta do Classroom, como uma estratégia alternativa de aprendizagem e de ensino, para este período de pandemia, garantindo a mobilização contínua dos nossos estudantes em relação aos seus estudos”.

Também presente na webinar, a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, reforçou para os estudantes a importância da tecnologia, neste momento, para que a ferramenta possa contribuir para a propagação de conhecimentos entre si. “Vocês já pertencem a uma geração digital, já nasceram plugados na tecnologia. Sugiro que associem o Google Classroom não só para os próprios estudos, mas como uma ferramenta que pode ser usada para multiplicar conhecimentos com os colegas, lembrando que a tecnologia é o meio, neste momento, ainda mais necessário. Mas é importante, também, que ocupem a mente com outros interesses, como alimentar o corpo fazendo exercícios físicos em casa, para mantê-la arejada e saudável”, orientou.

A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, por sua vez, destacou que, mesmo à distância, é importante que os estudantes estejam unidos, trocando informações, dicas e trocas de leituras. “Tudo isso para que possam aprender juntos, nesta plataforma do Google Classroom e na do Instituto Anísio Teixeira, onde uma série de conteúdos, como livros e vídeos, é disponibilizada”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110909 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]