Embraer abre processo de arbitragem contra Boeing após cancelamento de acordo

Francisco Gomes Neto, presidente da EMBRAER.
Francisco Gomes Neto, presidente da EMBRAER.
Francisco Gomes Neto, presidente da EMBRAER.
Francisco Gomes Neto, presidente da EMBRAER.

A Embraer afirmou nesta segunda-feira que iniciou processo de arbitragem contra a Boeing, depois que a fabricante norte-americana de aviões cancelou no fim de semana a compra do controle da divisão de aviação comercial da companhia brasileira.

As ações da Embraer despencavam cerca de 14% nos primeiros negócios após o cancelamento do acordo de 4,2 bilhões de dólares anunciado em 2018.

Em teleconferência nesta segunda-feira, o presidente-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto, não quis dar mais detalhes sobre o processo e se a empresa poderá abrir um processo na justiça do Brasil ou Estados Unidos.

Executivos da Embraer tentaram assegurar aos investidores que a companhia continua sólida, afirmando que a companhia encontrou 1 bilhão de dólares em economias de custo em 2020 e que não teve nenhuma encomenda de avião cancelada por causa da crise do coronavírus.

Apesar disso, Gomes Neto disse que 2020 será “difícil” e que 2021 “será pior do que esperávamos”.

A Embraer esperava poder se beneficiar do poder de marketing da Boeing nas vendas de seus jatos regionais E2. A Boeing,enquanto isso, pretendia comprar a divisão de aviação comercial da brasileira para melhor competir coma a Airbus no mercado de aviação regional.

*Com informações de Marcelo Rochabrun, da Agência Reuters.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]