Em videoconferência, governador Rui Costa e 12 prefeitos de três diferentes territórios discutem ações de combate ao novo coronavírus

Governador Rui Costa dialoga com prefeitos de três diferentes territórios sobre ações de combate ao novo coronavírus.
Governador Rui Costa dialoga com prefeitos de três diferentes territórios sobre ações de combate ao novo coronavírus.
Governador Rui Costa dialoga com prefeitos de três diferentes territórios sobre ações de combate ao novo coronavírus.
Governador Rui Costa dialoga com prefeitos de três diferentes territórios sobre ações de combate ao novo coronavírus.

O governador Rui Costa se reuniu, por videoconferência, no fim da tarde desta quarta-feira (22/04/2020), com prefeitos de 12 cidades baianas para discutir atualizações relacionadas às medidas que visam conter o avanço do novo coronavírus na Bahia. O debate sobre as ações levou em consideração o cenário encontrado em cada um dos municípios e nos territórios nos quais estão inseridos, que são Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul.

O governador iniciou a conversa com os prefeitos de Aiquara, Barra do Rocha, Cravolândia, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itabibá, Jaguaquara, Jequié e Ubatã falando da importância de manter as medidas de isolamento e, assim, a curva de aparecimento de novos casos estabilizada. “Até aqui, temos conseguido êxito no nosso objetivo, que é fazer com que a curva de contágio não tenha uma grande inclinação. A Bahia é o quarto maior estado em população, mas ocupamos somente a 19ª posição em taxa de contágio. Pretendemos, com o apoio das prefeituras, chegar a 1,2 mil novos leitos de UTI dedicados ao tratamento de casos confirmados da Covid-19, na capital e no interior, número capaz de atender a demanda até o final da crise, caso a curva se mantenha estável”, informou.

Canal aberto

Cada um dos gestores municipais citou as ações que estão sendo executadas e as dificuldades que vêm se apresentando ao longo da batalha contra a doença. Todos fizeram questão de ressaltar que aprovam a condução do Estado durante a crise e que ter um canal aberto de diálogo com o governador e os gestores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem sido essencial para lutar, com serenidade, contra o avanço do novo coronavírus em todo o território estadual.

O prefeito de Barra do Rocha, conhecido como Professor Léo, destacou que essa comunicação está ativa desde o início. “Estamos em uma guerra com um inimigo oculto. Por isso, seguimos atentos a tudo que está sendo proposto pelo Estado, tendo, inclusive, encomendado máscaras para toda a população. Atualmente, temos quatro casos confirmados e, logo no primeiro que apareceu, pudemos contar com o apoio imediato do governador e da Sesab. Acredito que esse diálogo constante é importante para vencermos essa luta”, comentou.

A prefeita de Cravolândia, Ivete Soares, lembrou que, apesar das medidas restritivas tomadas desde o início, a cidade já possui dois casos confirmados. Ela foi questionada pelo governador sobre o controle do isolamento das pessoas que testaram positivo. “Conseguimos identificar todas as pessoas com quem esses pacientes tiveram contato e estamos monitorando a situação. Montamos um comitê de crise e continuamos a seguir à risca todas as orientações do governo estadual”, garantiu a gestora.

Durante a reunião, ainda foram discutidos temas como a utilização de máscaras, a aquisição de outros equipamentos de proteção individual, a abertura total ou parcial do comércio, pedidos de testes rápidos e a utilização de estruturas geridas pelas prefeituras como centros de triagem ou unidades regionais de referência para o tratamento de casos graves no interior. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a subsecretária da pasta, Tereza Paim, e o secretário-executivo do Consórcio do Nordeste, Carlos Gabas, também participaram da videoconferência.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]