Documentário ‘Mensagens da Terra’ traz reflexão sobre as relações humanas e a exploração do planeta 

Cartaz do filme-documentário 'Mensagens da Terra'.
Cartaz do filme-documentário 'Mensagens da Terra'.
Cena do filme-documentário 'Mensagens da Terra'.
Cena do filme-documentário ‘Mensagens da Terra’.

‘Mensagens da Terra’ é um documentário que apresenta ao  público os sentimentos, opiniões e visões de quatro indígenas que refletem sobre a realidade local e global e provocam o público a repensar o que se entende hoje por “civilização”, e para onde tem ido essa dita civilização.

O lançamento será no dia 08 de abril de 2020 (quarta-feira), às 16 horas no canal “Mensagens da Terra” no YouTube, uma live com alguns protagonistas do projeto para debater a temática do filme. Em parceria com a ONG Thydêwá estão se desenhando diálogos digitais para o filme ser conversado com o público.

O filme foi viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Contando com diferentes ferramentas digitais estão se agendando as atividades, com jovens, com pesquisadores, com artistas; com o vídeo e com os diálogos o público irá refletir sobre a realidade global atual, e sobre o sistema de vida tradicional indígena chamado: “Mãe Terra” a contramão do sistema capitalista; as ações digitais visam promover o diálogo intercultural amplo e profundo.

O projeto inicial previa encontros presenciais para o lançamento da peça, mas no contexto atual do coronavírus as ações de divulgação foram redesenhadas para o mundo digital. O filme propõe ações de diálogo entre jovens e adultos de instituições de ensino formais e informais, brasileiras e internacionais, os realizadores e os indígenas.

Roda Digital

A primeira Roda Digital será no dia 08 de abril, às 17h, com participação exclusiva de indígenas. Para os interessados em dialogar em outras rodas haverá um Formulário disponível no site da Thydêwá. O projeto oferece 20 rodas que devem ocorrer durante o mês de abril, para 15 pessoas, cada uma, e com duração de 45 minutos, sendo necessário baixar o aplicativo zoom, após ver o filme.

O documentário apresenta a forma de viver e pensar de quatro indígenas brasileiros, de quatro etnias: Pataxó Hãhãhãe, Tupinambá, Kariri-Xocó e Pankararu; convidando o público a rever seus valores e suas ações. Algumas questões que são explanadas no documentário são: O que é “civilização”? Quem são os “bárbaros” da história? É possível superar as crises? Existe outro paradigma de vida? O vídeo traz reflexões e esperanças.

O documentário que tem 14 minutos foi produzido nos meses de fevereiro a março de 2020 e para realizá-lo, Maria convidou para compor sua equipe: Sebastian Gerlic (Co-direção e Câmera); Ângelo Rosário(Direção de Fotografia); Helder Câmara Jr. (Edição e a Arte Digital); Luis Gonzaga dos Santos (Produção Executiva) e Tito Vinicius (Trilha Sonora).

Confira vídeo

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]