Cooperativas da agricultura familiar garantem venda de ovos de Páscoa com entrega delivery

Fabricação de chocolates em Ilhéus.
Fabricação de chocolates em Ilhéus.
Fabricação de chocolates em Ilhéus.
Fabricação de chocolates em Ilhéus.

Às vésperas da Páscoa, em meio à crise da COVID-19, cooperativas da agricultura familiar da Bahia que trabalham com chocolates se adaptam para escoar a produção com reforço na higienização dos produtos, lançamento de promoções e delivery.

De Ilhéus para todo o país, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), que produz o Chocolate Natucoa, aposta nas entregas sob encomenda e adotou a estratégia de entrega delivery na região de Ilhéus, Itabuna e Ipiaú, locais onde fizeram parcerias para manter estoque. A cooperativa também fechou parceria com uma transportadora da capital baiana e lançou promoções com frete grátis para entregas em Salvador e outras capitais do país. Além do catálogo tradicional de ovos de Páscoa, a Coopessba aposta em combos dos produtos tradicionais, visando garantir uma venda segura no decorrer do ano.

Segundo a presidente da cooperativa, Carine Assunção, a Páscoa é um momento ímpar para quem trabalha com chocolates, mas a pandemia do coronavírus trouxe instabilidade nas vendas e estão tendo que se adaptar à situação: “Sobre o funcionamento da cooperativa e a expedição, estamos fazendo home office com os funcionários do administrativo e rodízio com a produção. Estamos higienizando as embalagens e postando essas providências em nossas redes sociais, para que o cliente se sinta seguro com a sua compra. Apostamos também em embalagens reutilizáveis em nossos ovos de Páscoa, com paninhos de chita, levando nossa identidade de sustentabilidade. No entanto, com a Covid-19, achamos melhor limitar essa quantidade de embalagem, pois a de plástico é mais fácil de higienizar”.

O catálogo de produtos, entre eles os chocolates e ovos com teores de 56%, 70% e 80% de cacau, podem ser vistos e solicitados online pelo instagram @natucoa_chocolate, principal canal de anúncio e vendas dos produtos. A Cooperativa adotou a plataforma Pag-Seguro e Mercado Pago para pagamento, evitando o contato físico com dinheiro ou maquineta de cartão.

A Bahia Cacau, gerida pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), situada em Ibicaraí, já produziu mais de dois mil ovos para esta Páscoa, com gramaturas de 100g, 250g e 300g teores de cacau variando entre 35%, 50%, 60% e 70%.

 A fábrica também está seguindo rigorosamente os procedimentos de higienização sanitária e as normas de precaução do coronavírus estabelecidos pelas autoridades públicas.

O diretor-presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo, afirma que a Bahia Cacau é uma fábrica de chocolate finos e de origem que faz valer a tradição histórica, e que, mesmo com a crise atual, oferta um produto especial, simbólico e cheios de sentido para a humanidade: “A nossa produção de ovos de chocolate para a Páscoa continua e estamos atendendo os clientes com entregas na loja da fábrica, em Ibicaraí, e na região de Ilhéus e Itabuna. Em Salvador, atendemos com pedidos em atacado”.

 Os pedidos da Bahia Cacau na capital precisam ser feitos até a próxima terça-feira (07), pelo telefone (73) 3242- 3951. A quantia mínima é de 30 unidades.

A Coopessba e a Coopfesba são apoiadas pelo Governo do Estado, para qualificar o processo produtivo, com agregação de valor e acesso a mercado. Os investimentos são realizados por meio do Bahia Produtiva, projeto executado Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108898 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]