Consumidores de Salvador podem adquirir produtos da agricultura familiar por plataformas digitais

Plataforma possibilita a compra de produtos da agricultura familiar e entrega através do delivery.
Plataforma possibilita a compra de produtos da agricultura familiar e entrega através do delivery.
Plataforma possibilita a compra de produtos da agricultura familiar e entrega através do delivery.
Plataforma possibilita a compra de produtos da agricultura familiar e entrega através do delivery.

Cooperativas e associações da agricultura familiar baiana estão utilizando as plataformas digitais e o sistema de entrega delivery, como estratégia de mercado, neste período de pandemia do novo Coronavírus. O objetivo é oferecer novas formas de acesso aos produtos e garantir que alimentos saudáveis cheguem à mesa dos soteropolitanos.

As Cooperativas de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), da Chapada Diamantina, e a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), de Ilhéus, que comercializa a marca de chocolate Natucoa, estão juntas comercializando seus produtos na capital baiana, por meio da Plataforma Balcão Online. “Contratamos um revendedor que, além de ajudar na propaganda ‘boca a boca’, realiza a entrega dos pedidos da plataforma balcao.online/coopiata. Os consumidores, ao pagarem o frete, têm o produto em sua casa no mesmo dia ou no dia seguinte”, observou Rodolfo Moreno presidente da Coopiatã.

Moreno destaca que às quintas-feiras a entrega é gratuita. “Para o frete grátis, basta selecionar na loja virtual a opção retirar na loja, entraremos em contato e realizaremos a entrega. O nosso foco é fortalecer as marcas das cooperativas na capital”, afirmou.

Outro ponto de venda online de produtos da agricultura familiar é a loja virtual Escoar www.escoarbrasil.com.br .Por lá é possível encontrar um mix de produtos, a exemplo de Iogurtes de licuri, umbu, abacaxi e café, manteiga, queijos, castanhas, pasta de castanha pura e com cacau, cervejas artesanais, geleias de maracujá da Caatinga e de umbu, compota e doce de umbu, doce de goiaba, Umbu Bom. Também são comercializados o flocão de milho não transgênico, mingau de milho, mingau de multicereais, chocolates e barra de cacau com nibs.

Susana Calmon, uma das idealizadoras da Escoar, explica que a loja atende todo país, mas, devido à pandemia, neste momento estão focados em Salvador, com entrega gratuita dos produtos. “A procura por produtos da agricultura familiar é crescente, até mesmo em tempo de isolamento social. Com destaque para os bairros de Brotas, Pituba e Barra. Para Lauro de Freitas e região metropolitana também fazemos entrega, mas cobrando uma taxa de entrega”, informou Calmon.

A maioria das cooperativas que comercializam pelo site da Escoar conta com o apoio do Governo do Estado, por meio de programas e projetos executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e suas unidades. Na lista de empreendimentos estão a Coopiatã, Coopessba, Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), do município de Uauá; Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló (Coopag), de Várzea Nova; Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju) e  Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp),  de Ribeira do Pombal; a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), de Monte Santo, e Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê), de Irecê.

Produtos da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia.
Produtos da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110974 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]