Comissão da Câmara dos Deputados quer urgência no fornecimento de equipamentos para abrigos de idosos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA).
Lídice da Mata: os transtornos que o combate ao Covid-19 nos impõe atingem de maneira direta e crítica a população idosa brasileira.
Deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA).
Lídice da Mata: os transtornos que o combate ao Covid-19 nos impõe atingem de maneira direta e crítica a população idosa brasileira.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara dos Deputados enviou ofício ao ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e também aos prefeitos e secretários estaduais de Saúde do País, solicitando urgência no fornecimento de equipamentos de proteção para funcionários de Institutos de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), bem como prioridade no envio e aplicação de testes de detecção do coronavirus, tanto para colaboradores quanto para residentes dessas instituições. O documento foi assinado pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), que preside a Comissão.

Lídice da Mata sugeriu a medida durante reunião técnica realizada na terça-feira (07/04/2020) da Comissão Externa da Covid-19 da Câmara, que contou com a participação de membros da Cidoso em 2019. Nesta reunião, o tema específico de debate foi justamente a situação das ILPI’s. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2017, a população de idosos no País saltou 19,5%, de 25,4 milhões para mais de 30 milhões de pessoas. No mesmo período, o número de homens e mulheres com 60 anos somente em albergues públicos cresceu 33%, de 45,8 mil para 60,8 mil.

“Os transtornos que o combate ao Covid-19 nos impõe atingem de maneira direta e crítica a população idosa brasileira e as que estão em condição de asilamento em ILPIs estão mais vulneráveis. Por isso, pedimos ao Ministério da Saúde que, tão logo estejam disponíveis os testes do Covid19, seja priorizada a testagem de pessoas idosas e funcionários destas instituições. O pedido foi encaminhado também aos prefeitos, por meio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM)”.

Além dos membros da Cidoso e da Comissão Externa – que tem a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) como relatora – participaram como convidados Antônio Costa, secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; a coordenadora de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Elizabete Bonavigo; Leonardo Milhomem, diretor da Secretaria Nacional de Promoção ao Desenvolvimento Humano no Ministério da Cidadania; e os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) professora Dra. Yeda Duarte e Prof. Dr. Rogério Rabelo Ondina Lobo, médico da Faculdade de Medicina da USP e diretor de Saúde da ILPI filantrópica Casa Ondina Lobo.

No documento, a Cidoso solicita especial atenção do Ministério da Saúde, das Secretarias de Saúde dos governos estaduais e do Distrito Federal e das Prefeituras de todo o País para que dediquem especial atenção a essas instituições com a destinação imediata de equipamentos de proteção individual (EPI’s) a seus funcionários, evitando o risco de contágio e suas perigosas consequências. Além disso, pede ainda a rápida realização de testes da Covid-19 para quem atua e vive nessas instituições, ações consideradas decisivas para ajudar a preservar a vida da população idosa do Brasil em momento tão complicado para o país e o mundo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113733 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]