Cadastro de fornecedores no aplicativo que viabiliza processos de licitação para empreendimentos da agricultura familiar da Bahia continua ativo

Cooperativas e associações de toda a Bahia, apoiadas pelo Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, contam com a praticidade do aplicativo Solução Online de Licitação (SOL).
Cooperativas e associações de toda a Bahia, apoiadas pelo Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, contam com a praticidade do aplicativo Solução Online de Licitação (SOL).
Cooperativas e associações de toda a Bahia, apoiadas pelo Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, contam com a praticidade do aplicativo Solução Online de Licitação (SOL).
Cooperativas e associações de toda a Bahia, apoiadas pelo Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, contam com a praticidade do aplicativo Solução Online de Licitação (SOL).

Cooperativas e associações de toda a Bahia, apoiadas pelo Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, contam com a praticidade do SOL – Solução Online de Licitação, um aplicativo de licitações desenvolvido no Brasil. Especialmente neste período de pandemia do novo Coronavírus, em que a circulação de pessoas está restrita, o sistema facilita e agiliza o acesso dessas organizações produtivas da agricultura familiar baiana a fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país.

Já são mais de 840 empresas cadastradas e, só nos últimos 30 dias, foram abertos 67 novos processos e concluídos 56 processos de licitação em todo o estado. Fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país, podem baixar o aplicativo no endereço https://www.sol-app.net/e se cadastrar, para acessar as oportunidades em andamento nas licitações abertas e enviar suas propostas. Em breve esse será o único meio para que as associações e cooperativas realizem suas compras relativas aos convênios do projeto Bahia Produtiva. O SOL está disponível na Play Store e Apple Store. Para mais informações sobre o aplicativo acesse: www.car.ba.gov.br.

A ferramenta possibilita a transparência nas aquisições e eficiência na gestão de recursos públicos, enquanto movimenta e fortalece a economia, tanto local quanto do estado. O projeto Bahia Produtiva movimenta recursos da ordem de R$ 167 milhões, por meio das suas associações e cooperativas beneficiárias, que só poderão realizar licitações com fornecedores cadastrados no SOL.

O projeto Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), financiado a partir de acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Banco Mundial. Para que as organizações apoiadas pudessem utilizar o aplicativo, uma equipe do Bahia Produtiva percorreu os Territórios de Identidade para capacitá-las, por meio de encontros presenciais.

Capacitação online- A Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Milton Santos, município de Porto Seguro, que ainda não havia utilizado o aplicativo, recebeu a capacitação online do Aplicativo SOL, por meio da secretária da Associação, Nora Ney André Pereira. O treinamento foi realizado pela assistente territorial da Costa do Descobrimento, Luanna Brás, que a auxiliou no processo de lançamento das licitações de seu convênio.

“Gostaria de registrar que neste período de quarentena comecei a utilizar o aplicativo SOL e abrir as licitações. De início, foi um pouco complicado, mas com o auxílio, pelo WhatsApp, da assistente territorial, eu consegui abrir as licitações para comprar os equipamentos do projeto de piscicultura do Bahia Produtiva”, declarou a secretária da associação.

A capacitação permitirá a celeridade na execução do projeto, garantindo o cumprimento dos prazos. A associação, que está recebendo investimentos voltados para o sistema produtivo da piscicultura, incluindo a aquisição de caminhão refrigerado, máquina de gelo e outros equipamento, será o primeiro projeto na Costa do Descobrimento a adquirir e implantar o Sistema de Recirculação de Água – RAS, sistema de criação de peixes com a filtragem da água e consequente recirculação, o que garante economia de água no processo.

“Já tentamos as aquisições desses equipamentos da forma tradicional, sem sucesso. O Aplicativo SOL vem dar agilidade aos processos, superando a barreira atual do isolamento social e redução das atividades comerciais”, salientou Luanna Brás.

Sobre o aplicativo

O aplicativo foi premiado no iF Design Award 2020, o Oscar de design mundial, um dos mais importantes prêmios de design do mundo, realizado na Alemanha desde 1953. Foi desenvolvido a partir de parceria entre o Governo da Bahia, por meio do Bahia Produtiva, e o projeto Governo Cidadão, executado pela Secretaria do Planejamento e das Finanças do Estado do Rio Grande do Norte, também apoiado pelo Banco Mundial. O aplicativo garante a integridade do processo licitatório e usa a tecnologia blockchain, que utiliza base de dados descentralizada, oferecendo confiabilidade e audibilidade sobre o código-fonte, os dados recebidos e as ações realizadas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]