Apenados do Conjunto Penal de Itabuna intensificam fabricação de máscaras de proteção facial

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Apenados do Conjunto Penal de Itabuna fabricam máscaras de proteção facial.
Apenados do Conjunto Penal de Itabuna fabricam máscaras de proteção facial.
Apenados do Conjunto Penal de Itabuna fabricam máscaras de proteção facial.
Apenados do Conjunto Penal de Itabuna fabricam máscaras de proteção facial.

O Conjunto Penal de Itabuna (CPI) está intensificando a fabricação de máscaras de proteção. A unidade ampliou o quadro de reeducandos envolvidos na linha de produção, de 5 para 30 internos, e já produziu cerca de 5 mil unidades até agora. A produção começou há duas semanas. A meta é produzir entre 3 e 4 mil máscaras por dia até o fim deste mês, começando por 1 mil mascaras por dia a partir de segunda-feira (06/04/2020).

A equipe de professores e monitores está finalizando o treinamento, de forma que todos estejam aptos a produzir peças padronizadas. A empresa Socializa, que operacionaliza a unidade em regime de cogestão com o Governo do Estado, faz a supervisão dos internos por meio do Setor de Terapia Ocupacional, que acompanha a capacitação do pessoal. Foram remanejados instrutores de artesanato e atividades afins, que estão interrompidas nesse momento, para colaborar na coordenação do trabalho.

O trabalho ganha importância a cada dia, à medida que cresce a demanda por máscaras de proteção, especialmente após a nova orientação do Ministério da Saúde, seguida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a respeito da necessidade de uso maciço desse equipamento pela população, para diminuir a proliferação do coronavírus. O Estado está estimulando o uso da máscara pelo maior número de pessoas a fim de promover a proteção mútua. Se todos usam, diminui a circulação do vírus.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da direção local, formada pelo diretor, major PM Adriano Valério Jácome da Silva, e pelo diretor-adjunto, Bernardo Cerqueira Dutra. Pela Socializa, as ações são orientadas pelo engenheiro de segurança da empresa, Rafael Pinheiro, e coordenadas pelo diretor operacional, Rodrigo Azevedo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113527 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]