Alemanha: Partido de Angela Merkel deve adiar escolha de nova liderança

Angela Merkel, chanceler Federal da Alemanha.
Angela Merkel, chanceler Federal da Alemanha.
Angela Merkel, chanceler Federal da Alemanha.
Angela Merkel, chanceler Federal da Alemanha.

Os conservadores da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler alemã, Angela Merkel, provavelmente adiarão a eleição de uma nova liderança até dezembro de 2020 devido ao coronavírus, disse a atual líder, Annegret Kramp-Karrenbauer, nesta terça-feira (14/04/2020), segundo uma citação.

A nova liderança será a favorita para assumir como chanceler na próxima eleição federal, já que Merkel disse que não pleiteará um quinto mandato no comando da maior economia da Europa.

O partido já havia cancelado um congresso especial para escolher um líder em abril, e Kramp-Karrenbauer teria dito à agência de notícias DPA que parece cada vez mais provável que a decisão não ocorra até uma conferência de praxe em dezembro.

“Minha impressão é que, quanto mais nos aproximamos da pausa do verão com uma possível conferência especial do partido, menor será a necessidade de uma conferência que acontecerá só algumas semanas antes da normal”, disse Kramp-Karrenbauer à DPA.

Até agora, os concorrentes são Friedrich Merz, ex-rival de Merkel popular com a direita da sigla, e Armin Laschet, premiê do Estado mais populoso da nação.

Norbert Roettgen, um especialista em política externa, é um azarão.

Kramp-Karrenbauer disse que os preparativos para a conferência de dezembro estão em andamento.

“Esperamos, claro, que a situação transcorra de tal maneira que possamos ter conferência de praxe do partido em dezembro em Stuttgart”, disse ela à agência.

*Com informações da Agência Reuters.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112657 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]