Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana realiza busca ativa em residência de paciente diagnosticada com Covid-19 e monitora quem teve contato com a mulher

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Ilustração do coronavírus Covid-19 (2019-nCoV).
Prefeitura de Feira de Santana adota medidas de contenção e prevenção ao Covid-19.
Ilustração do coronavírus Covid-19 (2019-nCoV).
Prefeitura de Feira de Santana adota medidas de contenção e prevenção ao Covid-19.

A Prefeitura de Feira de Santana, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, órgão da  Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (06/03/2020), busca ativa na residência da mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, diagnosticada com o novo coronavírus (Covid-19).

É o primeiro caso da doença registrado na Bahia. A paciente contraiu o vírus na Itália, onde esteve visitando as cidades de Milão e Roma. Ao desembarcar em Salvador, no dia 25 de fevereiro, ela buscou atendimento em uma clínica para tratamento pulmonar.

Comunicada sobre as suspeitas, a Secretaria de Saúde do Estado entrou em ação, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) e enviou exames para a Fiocruz. O resultado deu positivo e a paciente foi encaminhada para casa, onde se encontra sob cuidados e em isolamento.

Hoje, a Sesab acionou a Secretaria de Saúde de Feira de Santana sobre o caso. O órgão municipal passou então a acompanhar a paciente e já encaminhou uma equipe até a residência dela, cumprindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Foi mapeado o histórico de roteiro da mulher, sendo identificadas as pessoas que entraram em contato com ela. A partir dessa informação, todos estão sendo monitorados.

As medidas preventivas de manejo clínico da paciente, que não apresenta sintomas, foram realizadas pelos profissionais de saúde utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para evitar contaminação.

Secretaria Municipal de Saúde passa acompanhar mulher que contraiu coronavirus na Itália e reside em Feira de Santana

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana foi informada oficialmente no final da manhã desta sexta-feira, 6, pela Secretaria de Saúde da Bahia, sobre o caso de uma mulher, residente nesta cidade, cujos exames deram positivo para o coronavirus.

De acordo com as informações da Sesab, a mulher chegou a Salvador, procedente da Itália no dia 25 de fevereiro. Com sintomas clássicos de gripe, ela buscou atendimento em uma clínica especializada em tratamento pulmonar, na capital.

Comunicada de que se tratava de um caso suspeito de coronavírus, a clínica informou a Sesab, que providenciou a coleta de material e encaminhou para análise na Fiocruz.

O resultado deu positivo. A paciente, então, foi levada para a sua residência, onde se encontra sob isolamento e sendo monitorada permanentemente. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde a visitou pela primeira vez nesta sexta-feira, passando também a acompanha-la, bem como aos familiares.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123318 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.