Vereador Roberto Tourinho anuncia ingresso no PSB e pré-lançamento da candidatura à prefeito de Feira de Santana

Ingresso no PSB e pré-lançamento da candidatura à prefeito de Feira de Santana é anunciado pelo vereador Roberto Tourinho.

Ingresso no PSB e pré-lançamento da candidatura à prefeito de Feira de Santana é anunciado pelo vereador Roberto Tourinho.

Filiado ao Partido Verde (PV), o vereador Roberto Tourinho anunciou neste sábado (28/03/2020) que regressou ao PSB, objetivando pré-candidatura à prefeito de Feira de Santana.

A iniciativa de filiação do parlamentar ao Partido Socialista Brasileiro, agremiação presidida no estado da Bahia pela deputada federal Lídice da Mata, contou com o apoio do suplente de deputado estadual Angelo Almeida, principal liderança do partido em Feira de Santana.

Perfil

Roberto Tourinho é advogado, jornalista e subprocurador licenciado do Município de Feira de Santana. Ele está no sétimo mandato de vereador, é filho adotivo do ex-prefeito José Falcão da Silva (†1930 — ★1997) e exerceu — entre 2013 e 2016, durante o terceiro governo de José Ronaldo de Carvalho (DEM) — o cargo de secretário do Meio Ambiente de Feira de Santana.

Com a morte do então presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Miranda (Ronny †1975 — ★2017), Tourinho rompeu com a liderança de Ronaldo, durante a quarta gestão municipal do demista.

Em 2018, com a renúncia de José Ronaldo, assumiu Colbert Martins Filho (MDB), oportunidade em que Tourinho reafirmou a permanência no Bloco de Oposição.

Dos sete mandatos como vereador, Roberto Tourinho exerceu três legislaturas como filiado ao PSB.

Nomes na disputa

O prefeito Colbert Martins Filho (MDB), embora não tenha formalizado, é pré-candidato à reeleição e conta com apoio do ex-prefeito José Ronaldo. A exemplo de outras eleições, diversos partidos de extrema-direita, direita e centro-direita aguardam a sinalização de Ronaldo para declarar apoio à Colbert Filho.

Na extrema-direita, a deputada federal Dayane Pimentel afirmou que será pré-candidata à prefeita pelo PSL, partido que abrigou a família bolsonarista.

Outro extremista de direita a apresentar pré-candidatura foi o médico e deputado estadual Targino Machado. O parlamentar está filiado ao Democratas, partido controlado em Feira de Santana pelo ex-prefeito José Ronaldo, mas deve deixar a legenda e ingressar no PTB. Uma ação judicial por compra de voto tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, caso condenado, o deputado pode perder o mandato e a possibilidade de registrar candidatura.

Carlos Geilson, radialista e político de centro-direita, apresentou pré-candidatura à prefeito pelo Podemos. A legenda é liderada pelo senador Álvaro Dias, histórico opositor do petismo. Observa-se que Carlos Geilson aderiu a liderança do governador Rui Costa em 2018 e que atualmente exerce o cargo de Ouvidor-geral do Estado da Bahia.

Outro nome a apresentar pré-candidatura à prefeito pelo campo de centro-direita foi José de Arimateia, através do partido Republicanos. Deputado estadual, jornalista e bispo da Igreja Universal, o parlamentar conta com apoio de setores do movimento evangélicos de Feira de Santana.

No campo de centro-esquerda, o deputado federal José Cerqueira Neto (Zé Neto) anunciou que disputa o pleito pelo Partido dos Trabalhadores.

Na extrema-esquerda o PSOL afirmou que pretende apresentar pré-candidato, mas até o momento não informou o nome.

Pandemia e eleições

No cenário da crise de saúde pública agravada pela pandemia de Covid-19, que retroalimenta uma grave crise econômica, é possível que o Congresso Nacional suspenda as Eleições Municipais de 2020, unifique com as Eleições Nacionais de 2022, estabeleça o voto distrital ou distrital misto, mandato de cinco anos e o fim da reeleição para mandatos que terão início em 2023. Muitos defendem essa ideia.

Confira vídeo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]