UFRB transforma álcool 99,5% em álcool 70% para atender demanda de Amargosa

Técnico em Química, Gerônimo Lopes Lima, que está à frente do processo no Centro de Formação de Professores, atendeu, ainda, ao pedido de pessoas do grupo de risco.

Técnico em Química, Gerônimo Lopes Lima, que está à frente do processo no Centro de Formação de Professores, atendeu, ainda, ao pedido de pessoas do grupo de risco.

O Laboratório de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa, está trabalhando na transformação de álcool 99,5% em álcool 70%, para atender as necessidades emergenciais da Secretaria de Saúde de Amargosa, na prevenção ao novo coronavírus CoVid-19. Já foram entregues 96 litros do produto à pasta.

O álcool 70% serve para a higienização das mãos das pessoas, eliminando o risco de contágio com o novo coronavírus. Por ter essa utilidade, o produto logo se esgotou em farmácias e comércios por todo o País.

Grupo de risco

O técnico em Química, Gerônimo Lopes Lima, que está à frente do processo no Centro de Formação de Professores (CFP), atendeu, ainda, ao pedido de pessoas do grupo de risco – diabéticos, asmáticos e/ou com pressão alta – e de pessoas com parentes acamados, que lhe procuraram para transformar álcool 99,5% em álcool 70%.

Doutor em Química, Gerônimo utiliza dois destiladores de água no processo de transformação do produto, com segurança, do álcool 99% em grandes concentrações, até se chegar ao 70%. Todas as etapas são monitoradas e passam por medidas de segurança e higiene de modo a haver padronização, regularidade e qualidade dos produtos disponibilizados aos solicitantes.

Segundo Gerônimo, cada caixa com doze unidades (litros) do álcool 99,5% se transforma em dezesseis unidades (litros) de álcool 70%, com o processo concluso.

Gerônimo está fazendo esse trabalho desde o último dia 19.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]