Secretaria da Educação e Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia planejam ações para 2020

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues debate com reitores planejamento para 2020.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues debate com reitores planejamento para 2020.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues debate com reitores planejamento para 2020.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues debate com reitores planejamento para 2020.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e os reitores das universidades estaduais do Estado da Bahia discutiram, nesta quarta-feira (04/03/2020), o planejamento para o ano letivo de 2020. Na oportunidade, foram abordadas questões como orçamento, demandas de pessoal, concurso público e melhorias na infraestrutura das universidades, além de projetos e ações voltadas para os universitários e de fortalecimento da Educação Básica. Além do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o encontro contou com a participação dos secretários estaduais da Administração (SAEB), Edelvino Góes, e da Fazenda (SEFAZ), Manoel Vitório.

Segundo o secretário Jerônimo Rodrigues, o alinhamento com as universidades é fundamental. “Esta é a primeira reunião do ano com o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais para avaliar o que foi feito em 2019 e, também, planejar o ano de 2020 no que diz respeito à gestão. Na parte de pessoal, compras e obras, discutimos com o secretário da Administração, Edelvino Góes. Já com o secretário Manoel Vitório, da SEFAZ, tratamos da gestão orçamentária e financeira de 2020. Foi apresentado um balanço de melhorias do ano de 2019 sobre o planejamento e do que estava pautado para ser realizado e, também, quais são as demandas das quatro universidades estaduais para este ano. Além disso, a SEFAZ levantou uma demanda do que as universidades podem ajudar, em uma agenda comum, para viabilizar ações ou recursos tecnológicos de redução da evasão de arrecadação e melhoria na gestão dos gastos e recursos”, destacou.

O presidente do Fórum e reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Luiz Otávio de Magalhães, fez um balanço das ações realizadas pelas universidades. “As quatro universidades estaduais encerram o ano de 2019 mantendo programas e várias ações estratégicas, a exemplo da ampliação das atividades acadêmicas, pois sempre, todo ano, são criados novos cursos de mestrado e doutorado.  Continuamos com as políticas de fortalecimento acadêmico e de acompanhamento da qualidade dos nossos cursos de graduação, além do fortalecimento dos nossos programas internos de apoio à pesquisa e à formação de discentes através de bolsas em graduação e pós-graduação. Temos conseguido cumprir a maior parte das nossas metas de qualificação e ampliação das atividades acadêmicas das universidades”, revelou.

Para o reitor recém-empossado da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, os assuntos tratados são essenciais para o funcionamento das universidades. “Esta reunião vai fazer com que o diálogo, cada vez mais constante, venha a solucionar as questões comuns entre as universidades para o bom andamento das nossas atividades. Discutimos a ampliação do quadro de pessoal com a abertura de concursos e convocação de professores de concursos anteriores, além da liberação para construções através de obras e outros assuntos”, afirmou.

O encontro também contou com a participação dos reitores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), José Bites de Carvalho; e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro Nascimento; além do coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; e do assessor de Planejamento e Gestão da SEC, Matteus Martins.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]