Salvador: Shows em homenagem ao Dia Internacional da Mulher são destaques no Pelourinho

Cantora Sarajane promove o Projeto Mãe do Axé Music, a edição é especial em homenagem ao Dia da Mulher.
Cantora Sarajane promove o Projeto Mãe do Axé Music, a edição é especial em homenagem ao Dia da Mulher.
Cantora Sarajane promove o Projeto Mãe do Axé Music, a edição é especial em homenagem ao Dia da Mulher.
Cantora Sarajane promove o Projeto Mãe do Axé Music, a edição é especial em homenagem ao Dia da Mulher.

O fim de semana será das mulheres no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, quando uma série de shows promete agitar a programação. No repertório das apresentações, tem muito samba, axé, pagode e música afro. Banda Didá, Aila Menezes, Ana Mametto e Sarajane são alguns dos destaques. As atividades têm o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

A festa começa nesta sexta-feira (06/03/2020), às 20 horas, no Largo Tereza Batista, com os tambores da Didá Banda Feminina, levando muita ginga e dança para o público. Elas vão contar com a participação de Aila Menezes e do grupo Samba Maria. A instituição Didá nasceu com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de mulheres e crianças através da arte-educação. Surgiu de um pequeno grupo de mulheres que dava suas primeiras batidas em tambores na sede do projeto.  E para quem não perde a chance de sambar tem festa também no Largo Pedro Archanjo, às 20h. A banda Samba Trator apresenta “A Volta do Avassalador”, trazendo convidados especiais.  Os ingressos para o show custam R$ 10,00.

No sábado (07), às 20h, no Largo Pedro Archanjo, é a vez da cantora Aila Menezes trazer a alegria do Baile de Todas as Cores, com um repertório voltado para o pagode. Tendo como proposta celebrar o feminino, desta vez é a artista que convida a Banda Didá para a dobradinha. Entrada gratuita.  No Largo Tereza Batista, também às 20h, o público poderá curtir o show ‘El Gran Ritual De La Cumbia’, da banda Sonora Amaralina, com abertura de Toco Y Me Voy.

Na grade gratuita de sábado, Ana Mametto homenageará as mulheres em uma noite de muita música, e traz como convidadas as bandas Didá e Samba D’Oyá. Cantora de voz marcante e performance vibrante, Mametto em sua carreira musical mistura a cultura popular brasileira ao universo pop mundial, mesclando a força dos tambores e ritmos da sua terra natal, a Bahia, a conteúdos musicais diversos, obtendo novas sonoridades através desta fusão. O show acontece a partir das 20h, no Largo Quincas Berro D’Água.

Domingo (08), Dia Internacional das Mulheres, a programação começa cedo com o Festival de Música Maria Felipa, a partir das 8h30, no Largo Tereza Batista. Até 14h, o evento reúne Feira de Empreendedores Afro, aulão de capoeira, muita música, e show da banda A Mulherada. Aberto ao público. No Largo Pedro Archanjo, às 12h, a cantora Sarajane promove o Projeto Mãe do Axé Music, a edição é especial em homenagem ao Dia da Mulher, e trará como convidadas Márcia Short, Sílvia Patrícia, Ariany Azevo e Jeanne Lima. A entrada é franca. O bloco afro Ilê Aiyê também realiza apresentação especial em homenagem à data, no Largo Quincas Berro D’Água, a partir das 15h. Participações especiais de Didá, Graça Onasilê, Nara Couto e Nêssa.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelô da Bahia, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111241 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]