Salvador: Evento gratuito discute mercado de games na Bahia e no Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz anuncia Programa de Formação Continuada em Game Design.
Cartaz anuncia Programa de Formação Continuada em Game Design.
Cartaz anuncia Programa de Formação Continuada em Game Design.
Cartaz anuncia Programa de Formação Continuada em Game Design.

No dia 10 de março de 2020, terça-feira, às 19 horas, no Teatro SESI Rio Vermelho, em Salvador acontecerá o evento “Desafios e perspectivas do mercado de games no Brasil”. O encontro é gratuito e as inscrições para participação podem ser feitas através do site: benditas.art.br/gamedesign. Esse será o lançamento do “Programa de Formação Continuada em Game Design”, que segue com inscrições abertas até o dia 31 de março. Essa iniciativa oferece uma formação completa para interessados, em 13 fases, num total de 376 horas, de abril de 2020 até junho de 2021.

A noite de debates será mediada por Lynn Alves, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais. O encontro contará com a participação de Pedro Zambon, representante da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), Gabriel Salgado, gerente executivo do Hub de Inovação do Banco do Nordeste, e Filipe Pereira, da AOCA Game Lab.

Lynn Alves explica que a ideia do evento é tocar em aspectos diferenciados e centrais da área, como o desenvolvimento do ecossistema local de games, as políticas públicas de financiamento do setor, e as oportunidades para quem quer ingressar ou se consolidar neste mercado. Além disso, Filipe apresenta o jogo baiano “Árida”. Em seguida, uma roda de discussão estimulará as trocas com o público.

Pedro Zambon, da Abragames, diz que um dos grandes gargalos no desenvolvimento de ecossistemas locais tem a ver com a capacitação profissional. “Enquanto os principais centros da indústria acabam possuindo muito conhecimento técnico e de mercado, pelo transbordamento de informações vindos das grandes empresas, os polos emergentes como o da Bahia, necessitam de ações para catalisar esse processo”. Para ele, um curso como o “Programa de Formação Continuada em Game Design” oferece um atalho para que os empreendedores e desenvolvedores locais atinjam um grau de maturidade que exigiria muita tentativa e erro.

“Programa de Formação Continuada em Game Design”

O “Game Design” é uma realização da Benditas Projetos Criativos, em parceria com o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB). O projeto foi contemplado no Edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018 da Linha de Formação e Qualificação Audiovisual e é financiado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Agenda

O que: ‘Desafios e perspectivas do mercado de games no Brasil’

Quando: 10 de março de 2020, às 19 horas

Onde: Teatro SESI Rio Vermelho

Endereço: Rua Borges Reis, nº 9 – Rio Vermelho

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113763 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]