Projeto NAU promove espetáculos musicais e oficinas em Salvador

Novo projeto dirigido por Thiago Romero e Daniel Arcades terá estreia em julho.
Novo projeto dirigido por Thiago Romero e Daniel Arcades terá estreia em julho.
Novo projeto dirigido por Thiago Romero e Daniel Arcades terá estreia em julho.
Novo projeto dirigido por Thiago Romero e Daniel Arcades terá estreia em julho.

Personagens historicamente ignorados da construção social brasileira voltam ao país em uma barca com mais 11 mil espíritos para um acerto de contas. É daí que parte NAU, musical antropofágico melodramático afro-euro-tupiniquim com direção de Daniel Arcades e Thiago Romero. Em fase de preparação de elenco, o projeto foi selecionado pelo edital Fábrica de Musicais – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (18/03/2020), durante evento aberto ao público, realizado no Teatro Gregório de Mattos, às 19 horas.

Propondo dez meses de atividades em 2020, o projeto vai desde a realização de oficinas formativas em teatro e música, passando por rodas de conversa e conferências, até a estreia do espetáculo, em julho. Com realização da Via Press Comunicação e do Teatro da Queda, a montagem original contará com orientação cênica do ator da TV Globo Luiz Carlos Vasconcelos e da coreógrafa Ana Paula Bouzas, além de direção de produção de Paula Hazin.

NAU será oficialmente lançado durante a primeira ‘Noite Navegante’, um dos eventos que compõe o calendário de ações do projeto até o lançamento do espetáculo. Primeiro de cinco encontros que serão realizados até julho, a noite festiva será marcada por uma apresentação da cantora baiana Denise Correia. Além de diretores, produtores e elenco, o evento de lançamento tem participações confirmadas do presidente da FGM Fernando Guerreiro, do diretor João Falcão, que dirigiu Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia, projeto aprovado pelo mesmo edital no ano passado, além do ator Luiz Carlos Vasconcelos e da coreógrafa Ana Paula Bouzas. O prefeito de Salvador, ACM Neto, também é esperado para a abertura.

Formação, Mobilização e Movimento

O pontapé inicial de NAU foi dado em janeiro, com o chamamento para uma oficina de imersão, que contou com cinco dias de atividades para o trabalho de corpo, voz, leitura e criação coletiva. Com inscrições abertas e gratuitas, a etapa foi um convite para aqueles interessados em fazer parte do elenco do musical.

Ao todo, foram 287 inscritos e, destes, 101 selecionados para as audições individuais e atividades de canto e grupos vocais – ministradas por Jarbas Bittencourt em parceria com Kadija Teles e Angelo Rafael – e corpo, com Edeise Gomes, Luana França e Vânia Silva. Ao final da oficina, 50 participantes compuseram a etapa de construção coletiva, conduzida pelos diretores Thiago Romero e Daniel Arcades. O elenco final do espetáculo será conhecido no lançamento do projeto, no dia 18.

Além da oficina de imersão, o projeto NAU realizará até a estreia da montagem, prevista para julho, uma série de oficinas e atividades formativas em teatro orientadas por nomes importantes do cenário nacional. Ainda em março, Elísio Lopes Jr. ministra a Oficina de Dramaturgia. Em abril, a segunda ‘Noite Navegante’ realizará o seminário “E o musical baiano, o que é? ”, no dia 2 de abril. Também em abril, serão realizadas as oficinas: Música para Teatro, com Jarbas Bittencourt; Cenografia, com Moacyr Gramacho; Preparação Ator, com Ana Paula Bouzas.

Agenda

O que: Lançamento Projeto NAU

Quando: 18 de março, às 19 horas

Onde: Teatro Gregório de Mattos

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111236 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]m.br.