Presidente do TRE Bahia comenta pandemia do coronavírus e fala da expectativa diante das Eleições 2020; Desembargador Jatahy Junior demonstra otimismo com retorno regular das atividades

Ao completar um ano de gestão, o desembargador Jatahy Júnior se mostrou otimista diante da pandemia e disse esperar retomar “em breve” a rotina habitual da Justiça Eleitoral.

Ao completar um ano de gestão, o desembargador Jatahy Júnior se mostrou otimista diante da pandemia e disse esperar retomar “em breve” a rotina habitual da Justiça Eleitoral.

Com primeiro ano de gestão à frente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) marcado pela conclusão da biometria no estado e a conquista do inédito Prêmio de Qualidade Diamante (conferido pelo CNJ), o desembargador Jatahy Júnior tem agora um novo desafio diante da pandemia do coronavírus. O presidente, que tomou posse em 28 de março de 2019, liderou a força-tarefa que fez do TRE-BA o único eleitoral de grande porte no Brasil a ter encerrado a revisão biométrica dos eleitores e, com isso, já vinha se preparando para que todos os municípios baianos realizassem o pleito em 2020 com identificação dos eleitores por suas impressões digitais.

Mas, conforme mencionou o desembargador, o desafio passa agora a ser um só: “o fim da pandemia de coronavírus, para que a Justiça Eleitoral possa retornar à prestação dos seus serviços, saindo do plantão extraordinário”.

Diante de um cenário de pouca evolução da pandemia no estado, o presidente está otimista. “Tenho certeza de que o Brasil vai superar essa crise com toda a força do seu povo e que logo retomaremos a nossa rotina, podendo respeitar os prazos do calendário eleitoral”.  Passada essa crise, o desafio será a realização das Eleições Municipais de 2020, afirma o presidente.

“Estamos preparados para fazer uma eleição cristalina e eficiente, melhorando os pontos fracos que identificamos em eleições anteriores”, antecipa Jatahy Júnior. Para o presidente, “a Bahia brilhará no cenário nacional, com eficiência e rapidez. E isso vale para todas as outras ações do Tribunal, fazendo valer o nosso lema de Justiça, Cidadania e Serviço”.

Medidas contra o coronavírus

Desde a último dia 17 de março, o TRE-BA vem publicando uma série de portarias que determinam medidas para conter o avanço do coronavírus no estado. O atendimento presencial foi suspenso e o trabalho remoto dos servidores, magistrados e colaboradores passou a ser a orientação principal. O Eleitoral baiano manteve ainda a prestação de serviços em outros meios, atendendo eleitores por e-mail e telefone, informando a sociedade por meio do site e do blog do Tribunal e atuando em plataformas digitais, como o sistema Filia, de filiação partidária.

A intenção, explica o presidente, é manter a segurança dos servidores e da população em geral e, ao mesmo tempo, tentar diminuir o impacto da quarentena no calendário eleitoral. Vale destacar também a atuação solidária do TRE-BA, que iniciou uma campanha para incentivar doações a instituições filantrópicas. O Tribunal vem sensibilizando servidores e população, de um modo geral, para que apoiem aqueles que se encontram em maior vulnerabilidade quanto ao Covid-19.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]