Prefeito Colbert Martins Filho ouve classe produtora de Feira de Santana e vai decidir se mantém ou prorroga decreto de suspensão das atividades

Prefeito Colbert Martins Filho debateu reabertura das atividades comercias.
Prefeito Colbert Martins Filho debateu reabertura das atividades comercias.
Prefeito Colbert Martins Filho debateu reabertura das atividades comercias.
Prefeito Colbert Martins Filho debateu reabertura das atividades comercias.

O prefeito Colbert Martins Filho decide até domingo (29/03/2020), como fica a situação do comércio e das empresas de serviços de Feira de Santana, que se encontram fechados há uma semana, por decreto, em decorrência do coronavírus. Na tarde desta sexta-feira (27/03/2020), ele se reuniu com representantes das classes produtoras do município, para tratar do assunto.

O prefeito deverá baixar  um novo decreto, determinando as regras de funcionamento dessas atividades para os próximos dias. O encontro ocorreu no Paço Municipal Maria Quitéria e também contou com a participação de representantes de vários setores da economia através de vídeo conferência.

Colbert Martins, que é médico, ressaltou a preocupação e compromisso do Governo Municipal em buscar os caminhos necessários para tentar barrar a disseminação do coronavírus e evitar mortes.

Mas mostrou-se sensível às dificuldades relatadas pelos representantes das áreas de comércio, indústria e serviços e sua preocupação com relação a crise econômica que já começa a atingir Feira de Santana, seguindo o mesmo ritmo de todo o Brasil e o mundo, bem como a tendência de demissões em massa com a continuidade do fechamento do paradeiro dessas atividades.

Os dirigentes classistas apresentaram 21 propostas para reativação do comércio e serviços, levando em consideração a necessidade de adoção de medidas preventivas para evitar a disseminação da doença. Também foi recebida uma proposta do Sindicato dos Contabilistas e mais uma do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares.

Por vídeoconferência, o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, lembrou que esta era a segunda reunião do prefeito com os representantes das classes produtoras visando a adoção de uma medida de consenso, ouvindo os representantes dos segmentos. Desde sábado (21) até a meia noite deste domingo (29), seguindo decreto baixado pelo prefeito, o comércio e serviços permanecem com as atividades suspensas até a tomada de nova posição.

Participaram da reunião, representando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o presidente Luiz Mercês e o diretor conselheiro Lício Oliveira, o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Getúlio Andrade; o representante do Sindicato dos Contabilistas, Franklin Freitas Franco; o representante do Sindicato dos Comerciários, Antônio Cedraz;  o representante do Sindicato do Comércio, Marcos Silva; do Sindicato dos Vestuários de Feira de Santana, Edson Virgínio; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino; da CDL, Luiz Mercês; Edson Piaggio, da Associação dos Shoppings; da Associação dos Distribuidores de Alimentos, Roque Santos; João Baptista Ferreira, vice-presidente da Fieb e Leonardo Miranda, presidente da CLD Jovem.

Também presentes os secretários de Planejamento, Carlos Brito; de Administração, Sebastião Cunha; de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges; de Governo, Denilton Brito; o procurador-geral do Município, Ícaro Ivvin;  os vereadores  Luiz da Feira, Marcos Lima, Ron do Povo, Isaias de Diogo e o presidente da Câmara, José Carneiro.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108006 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]