Polícia Federal deflagra 5ª fase da Operação Faroeste e prende desembargadora do TJBA

A PF cumpriu nesta terça-feira (24/03/2020) oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária nos estados da Bahia e Mato Grosso, referente a 5ª fase da Operação Faroeste.
A PF cumpriu nesta terça-feira (24/03/2020) oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária nos estados da Bahia e Mato Grosso, referente a 5ª fase da Operação Faroeste.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (24/03/2020), atendendo à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a quinta fase da Operação Faroeste (Caso Faroeste) cujo objetivo é a desarticulação de possível esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais, por juízes e desembargadores, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Os crimes investigados, além de corrupção ativa e passiva, são lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência.

Foram cumpridos, pela PF, oito ‘Mandados de Busca e Apreensão’ nas cidades de Salvador, Mata de São João e Rondonópolis, bem como ‘Mandados de Prisão Temporária’ em desfavor de uma desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e de dois advogados, sendo um deles é filho da magistrada e operador financeiro da citada autoridade judiciária.

Prisões

Segundo reportagens do Jornal O Globo e Bahia Notícias, foram presos a desembargadora Sandra Inês e o filho advogado Vasco Rusciollelli, apontado como operador financeiro do esquema. Além deles, um segundo advogado foi preso.

A Polícia Federal fez, também, busca e apreensão na casa da desembargadora, sitaduada no Condomínio Enseada do Castelo, em Praia do Forte, distrito do Município de Mata de São João.

Os mandados foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), foro no qual tramita a operação. As defesas dos alvos ainda não foram localizadas para comentar.

Leia +

Operação Faroeste: PGR denuncia 15 envolvidos em esquema que incluía venda de decisões no TJBA; Em 140 páginas, os nomes e as acusações dos crimes cometidos pela ORCRIM

 

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 105694 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]