OMS não desaconselha uso de Ibuprofeno contra Covid-19 enquanto prosseguem estudos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Autoridades médicas de alguns países se pronunciaram a respeito da eficácia do ibuprofeno.
Autoridades médicas de alguns países se pronunciaram a respeito da eficácia do ibuprofeno.

Um dos tópicos discutidos na pandemia da coronavírus Covid-19 é se deve ser usado o ibuprofeno para tratar pacientes.

A Organização Mundial de Saúde, OMS, destaca que por enquanto e com base nas informações disponíveis, não recomenda que não seja usado o remédio. De acordo com a mais recente atualização, o vírus infetou 207.855 pessoas e provocou 8.648 mortes em 166 países.

Preocupações

Em nota, a agência disse estar ciente das preocupações sobre o uso de anti-inflamatórios não-esteroides, com destaque para o ibuprofeno, para tratar febres em pessoas com covid-19.

No momento, existe uma consulta a médicos que tratam pacientes, mas não se conhecem “relatos de efeitos negativos do ibuprofeno, além dos efeitos colaterais usuais que limitam seu uso em determinados grupos”.

Discussão

Até agora, a agência não havia detalhado a discussão iniciada no fim de semana por autoridades médicas de alguns países a respeito da eficácia do ibuprofeno.

Na terça-feira, um porta-voz da agência comentou que pacientes em tratamento deviam usar o paracetamol em vez de ibuprofeno, mas não dava pormenores sobre essa recomendação.

*Contrariamente da matéria publicada meia hora antes, a OMS declarou que não recomenda o não uso do ibuprofeno no tratamento de doentes do covid-19. Pedimos desculpas pelo erro, ajustamos a informação que tem todos os restantes corretos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]