O que o Reino Unido esconde sobre seu envolvimento em assuntos internos do Brasil

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido.
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido. Duas solicitações de liberdade de informação revelaram que o Ministério de Relações Exteriores e Commonwealth excluíram registros de comunicações com empresas estratégicas no Brasil.
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido.
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido. Duas solicitações de liberdade de informação revelaram que o Ministério de Relações Exteriores e Commonwealth excluíram registros de comunicações com empresas estratégicas no Brasil.

Dois anos depois do escândalo original da Cambridge Analytica, questões sérias e sem resposta permanecem sobre o papel do governo do Reino Unido nas eleições estrangeiras, principalmente no Brasil.

Em 1 de janeiro de 2020, a conta do Twitter @HindsightFiles divulgou uma nova parcela de mais de 100.000 documentos relacionados ao trabalho da Cambridge Analytica em mais de 60 países diferentes. Os documentos foram divulgados pela ex-funcionária da Cambridge Analytica e agora denunciante Brittany Kaiser.

Um dos principais documentos é uma troca de e-mail entre funcionários do FCO e de Kaiser no consulado britânico em São Paulo, Brasil. Vários funcionários do SCL Group, empresa subsidiária da Cambridge Analytica, estão cadastrados no e-mail.

Kaiser enviou um e-mail ao cônsul britânico em 25 de outubro de 2016: “Estou escrevendo para apresentar meu diretor administrativo Mark Turnbull (copiado) do SCL Group, uma empresa de comunicação estratégica com sede em Londres que trabalha em eleições, projetos de defesa e marketing comercial globalmente [grifo do autor]”.

Objetivos comportamentais

Mark Turnbull, tem um histórico de carreira na supervisão de projetos de operações psicológicas em nome dos governos do Reino Unido e dos EUA, isso inclui campanhas de propaganda no Oriente Médio e um período na desonrada firma de relações públicas Bell Pottinger, que acabou sendo exposta por provocar deliberadamente tensões étnicas na África do Sul.

“Peço sinceras desculpas pelo breve aviso”, continuou o e-mail, “mas o Sr. Turnbull chegará a [sic] São Paulo amanhã cedo de manhã e gostaria de ver se é possível que ele se encontre com o cônsul-general Crellin durante a viagem de negócios dele… Por favor, informe se você tem um compromisso disponível e estamos ansiosos para coordenar com o HMG (governo britânico) durante nossos esforços locais de desenvolvimento de negócios”.

A vice-cônsul-geral britânica Rosangela Escobar respondeu a Kaiser algumas horas depois, em 25 de outubro de 2016, para “confirmar a reunião com nossa cônsul-geral Joana Crellin e Lauren Frater, chefe de equipe de São Paulo”. A reunião foi marcada para 26 de outubro no Centro Brasileiro Britânico.

Inaugurado em 2000, o Centro Brasileiro Britânico está localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e abriga o Consulado do FCO, o Conselho Britânico, a BBC Brasil e, segundo informações fornecidas pelos autores, as agências de inteligência britânicas.

Embora as comunicações entre a Cambridge Analytica e o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido no Brasil sejam indiscutivelmente de interesse público, duas solicitações de Liberdade de Informação revelaram que o FCO não manteve nenhum registro das reuniões.

“Conversei com colegas em São Paulo que se lembram de que a reunião foi informal e que nenhum registro foi registrado”, afirmou o FCO. “Pode ter havido trocas de e-mail para marcar a reunião, mas se e-mails existiram, não estão mais em nosso registro”.

O detalhe é: Não se pode existir reuniões informais entre empresas privadas e agentes ou departamentos governamentais.

*Com informações da Revista Fórum e da Brasil Wire.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108666 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]