Navio encalhado na costa do Maranhão permanece estável e sem vazamento

Navio MV Stella Banner adernou na costa do Maranhão.
Navio MV Stella Banner adernou na costa do Maranhão.
Navio MV Stella Banner adernou na costa do Maranhão.
Navio MV Stella Banner adernou na costa do Maranhão.

Permanece estável e sem qualquer indício de vazamento o navio Stellar Banner, encalhado a 100 quilômetros da costa do Maranhão com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro e 3,8 mil toneladas de óleo.

O incidente ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2020, após o navio deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, com destino à China. O problema aconteceu nas proximidades da boia nº 1, no canal da Baía de São Marcos.

O Comando da Marinha informou que as equipes, no local, trabalham na estabilização da embarcação, realizaram o travamento das tampas do porão e o tamponamento dos suspiros dos tanques de combustíveis, isolando a entrada de água da chuva e do mar.

O Comando ressaltou que as ações se concentram também em identificar as causas do problema. “As atividades do plano de mergulho, que visam mensurar a extensão dos danos ocorridos na altura dos tanques de lastro na proa do navio, estão em andamento”

De acordo com a Marinha, dois navios atuam no local onde o Stellar Banner está encalhado: hidroceanográfico Garnier Sampaio, que colhe amostras para detectar vazamentos; e o de apoio oceânico Iguatemi, que faz o controle do tráfego marítimo na região.

“A Autoridade Marítima segue em coordenação com órgãos e empresas envolvidas no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e navegação”.

A Marinha do Brasil informou ainda que realizou, nessa terça-feira (03/03/2020), a 7ª reunião na Capitania dos Portos, com representantes da Vale, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Agentes Marítimos.

Meio Ambiente

O ministro Ricardo Salles fez nesta quarta-feira um sobrevoo na área onde o Stellar Banner está encalhado. O ministro viu de perto a situação em que a embarcação se encontra. Após a vistoria, Salles retornou à cidade de São Luís, onde daria uma entrevista à imprensa para falar sobre o navio e as medidas de prevenção que serão adotadas.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112801 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]