Município de Feira de Santana segue novas estratégias de vacinação contra a influenza; Prefeito Colbert Martins inspeciona unidade de saúde

Equipes de saúde de Feira de Santana realizam vacinação contra influenza.
Equipes de saúde de Feira de Santana realizam vacinação contra influenza.
Equipes de saúde de Feira de Santana realizam vacinação contra influenza.
Equipes de saúde de Feira de Santana realizam vacinação contra influenza.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, está preparada para evitar e organizar aglomerações nas unidades de saúde durante a campanha nacional de vacinação contra a influenza, iniciada nesta segunda-feira (23/03/2020).

A campanha segue até o dia 22 de maio, tendo 9 de maio como dia D de mobilização nacional. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

A primeira fase da campanha tem como público alvo idosos e trabalhadores da saúde, e segue do dia 23/03 a 15/04. O governo do prefeito Colbert Martins Filho organizou a campanha em ordem alfabética para evitar aglomerações.

“Os idosos que não conseguirem cumprir essa organização não serão impedidos ao chegar na unidade, mas pedimos que colaborem para facilitar o fluxo”, explica a coordenadora do setor de imunização Simone Neves.

Todas as equipes estão capacitadas para seguir as orientações do Ministério da Saúde e vacinar conforme o período determinado para cada público alvo.

Caso ocorram aglomerações, os profissionais irão orientar para que a fila seja organizada com um metro de distância e realizar ações educativas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), visto o atual cenário do país. As famílias que possuem cadastro com o Agente Comunitário de Saúde (ACS) deverão seguir o fluxograma determinado por cada ACS.

Os trabalhadores da saúde de empresas privadas irão receber a vacina nos estabelecimentos de trabalho para serem administrados pela própria equipe, evitando assim se dirigir a unidade.

Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção devem registrar a demanda na unidade de saúde para ser vacinado em casa, sendo eleito um dia para a equipe realizar a vacinação de todos.

Confira abaixo o cronograma:

Segunda-feira, 23/03: idosos cujo nome comecem com a inicial A, B, C , D e E.

Terça-feira, 24/03: idosos cujo nome comecem com a inicial F, G, H, I e J.

Quarta-feira, 25/03: idosos cujo nome comecem com a inicial K, L, M, N e O.

Quinta-feira, 26/03: idosos cujo nome comecem com a inicial P, Q, R, S e T.

Sexta-feira, 27/03: idosos cujo nome comecem com a inicial U, V, W, X, Y e Z.

Na segunda etapa da campanha, que começa dia 16 de abril a 8 de maio, professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento podem ser vacinados.

A última etapa da campanha abrange crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas de 55 a 59 anos de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes, mulheres em período pós parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Segue entre os dias 09 a 22 de maio.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]