Mercados financeiros murcham, o valor das ações despenca, enquanto presidente Donald Trump atordoa o mundo com proibição de viagens entre Europa e EUA

Presidente Donald Trump suspende voos entre Europa e EUA.
Presidente Donald Trump suspende voos entre Europa e EUA.
Presidente Donald Trump suspende voos entre Europa e EUA.
Presidente Donald Trump suspende voos entre Europa e EUA.

Os mercados financeiros recuaram nesta quinta-feira (11/03/2020), quando as ações mergulharam e o petróleo caiu depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, tomou o passo dramático de proibir as viagens da Europa para conter a propagação do coronavírus, ameaçando mais interrupções no comércio e na economia mundial.

Com a pandemia de estragos na vida cotidiana de milhões em todo o mundo, os investidores também ficaram decepcionados com a falta de medidas amplas no plano de Trump de combater o patógeno, levando os comerciantes a apostar em flexibilidades mais agressivas pelo Federal Reserve.

Os futuros do Euro Stoxx 50 STXEc1 caíram 8,3% para os níveis mais baixos desde meados de 2016. Eles caíram 6,9%, enquanto os investidores corriam para ativos-porto-seguro, de títulos a ouro, ienes e francos suíços.

Os futuros do S&P 500 dos EUA ESc1 caíram até 4,9% na Ásia e foram negociados pela última vez em 3,6%, um dia após o S&P 500 .SPX perder 4,89%, deixando o índice à beira de entrar no território do mercado em baixa, definido como uma queda de 20% de um topo recente.

O maior medidor de ações mundiais da MSCI, ACWI .MIWD00000PUS, poderia seguir o exemplo, tendo caído 19,2% até agora, atingindo seu pico recorde atingido apenas um mês atrás.

“A proibição de viajar da Europa definitivamente pegou todos de surpresa”, disse Khoon Goh, chefe da Asia Research da ANZ em Cingapura.

“Já sabemos que o impacto econômico é significativo e, com essa medida adicional, apenas multiplicará o impacto nas empresas. Isso é algo que os mercados não consideraram … é um enorme custo econômico de curto prazo.”

Esses medos deixaram um rastro de vermelho em muitos mercados.

O Nikkei .N225 do Japão caiu 4,4%, para um nível mais baixo, visto quase três anos atrás, enquanto o índice mais amplo da MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão .MIAPJ0000PUS caiu 4,7%.

As ações australianas caíram 7,4% para o nível mais baixo em mais de três anos, enquanto o Kospi .KS11 de Seul caiu 4,8%, para mínimos de 4-1 / 2-ano, com vendas massivas provocando uma breve interrupção comercial. As ações tailandesas .SETI caíram 8,8%, para mínimos de 8 anos.

Trump anunciou na quarta-feira que os Estados Unidos suspenderão todas as viagens da Europa, exceto do Reino Unido, para os Estados Unidos por 30 dias a partir de sexta-feira. No entanto, Trump disse que o comércio não será afetado pelas restrições.

Ele também anunciou outras medidas, incluindo instruir o Departamento do Tesouro a adiar o pagamento de impostos para as entidades atingidas pelo vírus.

“Para aqueles que esperavam medidas para compensar a provável queda no consumo, foi uma decepção”, disse Hirokazu Kabeya, estrategista-chefe global da Daiwa Securities. “Não se falou em cortes de impostos na folha de pagamento.”

No mercado monetário, os comerciantes aumentaram ainda mais suas expectativas de um corte agressivo nas taxas dos EUA, sublinhando os temores nos mercados de uma profunda desaceleração econômica, mesmo quando o Federal Reserve entrou na semana passada com uma flexibilização emergencial.

Os futuros de taxas de fundos do Fed <0 # FF:> agora estão precificando uma grande possibilidade de um corte de 1,0 ponto percentual, em vez de 0,75 ponto percentual, em uma revisão de política de 17 a 18 de março.

Pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu o surto como uma pandemia pela primeira vez na quarta-feira, embora um funcionário tenha dito que a medida não altera a resposta da agência.

A doença altamente infecciosa que praticamente fechou a maior parte da China por grande parte de fevereiro está se espalhando rapidamente na Europa e cada vez mais nos Estados Unidos, interrompendo muitos cantos da vida, da educação aos esportes, entretenimento e restaurantes.

A Associação Nacional de Basquete dos EUA foi a mais recente a ser atingida pela pandemia, pois anunciou que suspenderá a temporada até novo aviso.

Os investidores se preocupam com o efeito que as políticas econômicas podem ter na mudança da economia global, dadas as restrições generalizadas à vida cotidiana, viagens e interrupções nos negócios.

Um caso em questão foi a Grã-Bretanha, onde o índice de ações do FTSE .FTSE atingiu quase quatro anos de baixa na quarta-feira, uma vez que os investidores duvidavam que o plano de gastos de US $ 39 bilhões e o corte da taxa de 0,5 ponto percentual do Banco da Inglaterra anunciado na quarta-feira fossem suficientes para combater a inflação. choque do surto.

A libra esterlina ficou em US $ 1.2807 GBP = D4 , perto da baixa desta semana.

“Nesta fase, todos precisamos pegá-lo no queixo e suportá-lo por alguns meses (em termos de perturbação econômica)”, disse Cliff Tan, chefe de pesquisa de mercados globais do leste asiático do MUFG Bank em Hong Kong.

“Aqui em Hong Kong e na China, nós já passamos por isso e sabemos como é o desligamento … Não acho que o mercado tenha entendido completamente como isso pode ser perturbador para a economia”.

Os ativos de refúgio estavam de volta a favor, embora muitos deles ainda estivessem abaixo dos picos recentes, que alguns participantes do mercado suspeitam que reflitam uma tentativa desesperada de obter lucros para compensar as perdas sofridas em outros lugares.

O ouro XAU = subiu 0,1%, para US $ 1.636 por onça, mas ainda ficou bem abaixo da alta de segunda-feira, acima de US $ 1.700.

O rendimento do Tesouro dos EUA em 10 anos caiu 5 pontos-base, para 0,766% US10YT = RR, embora ainda esteja mais de 40 pontos-base acima do recorde mínimo de 0,318% registrado na segunda-feira.

O rendimento de dois anos US2YT = RR caiu 5 pontos-base para 0,449%, mas ficou bem acima da baixa de segunda-feira de 0,251%.

Nas commodities, os preços do petróleo foram atingidos por uma intensificação da guerra de preços entre a Arábia Saudita e a Rússia, além dos temores da forte desaceleração da economia global.

A Arábia Saudita prometeu elevar a produção de petróleo a um recorde em seu impasse com a Rússia.

Os Emirados Árabes Unidos seguiram a Arábia Saudita prometendo elevar a produção de petróleo a um recorde em abril.

O CLc1 bruto dos EUA West Texas Intermediate (WTI) caiu 4,1%, para US $ 31,64 por barril.

O cobre, visto como um indicador da saúde econômica global por causa de seu amplo uso industrial, caiu para mínimos de três anos.

No mercado de câmbio, o dólar caiu contra o iene do porto seguro e o franco suíço.

A moeda dos EUA caiu 0,8% para 103,66 ienes e perdeu 0,3% para 0,9344 francos suíços.

O euro foi negociado a US $ 1,1292 EUR = , 0,2% acima da reunião de política do Banco Central Europeu no final do dia.

O BCE quase certamente divulgará novas medidas de estímulo, incluindo novos empréstimos ultra-baratos para os bancos repassarem para pequenas e médias empresas.

Os mercados precificaram um corte de 10 pontos base para sua já baixa taxa de juros menos 0,50%, embora muitos formuladores de políticas tenham dito que outros cortes podem ser contraproducentes porque prejudicam as margens dos bancos a ponto de impedir empréstimos.

Muitas moedas de mercados emergentes também foram vendidas.

O índice de moedas emergentes da MSCI .MIEM00000CUS caiu 0,7% para o nível mais baixo desde o início de outubro, com os dos países produtores de petróleo sendo os mais atingidos.

*Com informações de Stanley White, Tom Westbrook, Noah Sin, Richard Pullin e Shri Navaratnam, da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108310 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]