Médica de 34 anos é 9⁰ caso de infecção por Covid-19 em Feira de Santana

SMS de Feira de Santana confirma 9 casos de infecção pelo coronavírus Covid-19 (SARS-CoV-2) Dados são desta quinta-feira (26/03/2020).

SMS de Feira de Santana confirma 9 casos de infecção pelo coronavírus Covid-19 (SARS-CoV-2) Dados são desta quinta-feira (26/03/2020).

Médica de 34 anos de idade, com residência em Feira de Santana, foi diagnosticada com coronavírus, nesta quinta-feira (26/03/2020). A informação é da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

Com este caso, agora são nove pessoas infectadas pelo vírus nesta cidade (o oitavo registro, de uma mulher que havia declarado Salvador como seu domicílio, passa a contar como de Feira de Santana, onde ela efetivamente mora).

Este novo caso de coronavírus em Feira é mais um “importado”. A médica adquiriu o vírus em viagem a São Paulo, epicentro da doença no país. A paciente, em isolamento domiciliar e passa bem.

Uma outra médica infectada, plantonista do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), é residente em Salvador e portanto, um caso que está nas estatísticas da doença na capital baiana.

Fundação garante estar tudo “sob controle” em caso de médica infectada pelo coronavírus Covid-19

É residente em Salvador, não em Nova Soure, a médica plantonista do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), infectada pelo coronavirus. O esclarecimento foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado.

Em nota nesta quinta-feira, 26, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, órgão da Prefeitura e gestor do Hospital da Mulher, informa que a médica deu plantão na unidade dia 17 de março, quando se encontrava completamente assintomática. Apenas dois dias depois, que apresentou os sintomas, compareceu ao Hospital Couto Maia para exames, sendo afastada imediatamente das suas atividades.

“Reiteramos que ela possui histórico de viagem recente a Fernando de Noronha. O caso não foi notificado em nossa cidade, uma vez que ela reside em Salvador e encontra-se lá em isolamento domiciliar”, afirma a diretora-presidente da FHFS, Gilberte Lucas.

A Vigilância Epidemiológica do Município informa que, cautelarmente, todas as pessoas que tiveram contato com a médica estão sendo monitoradas.

O Hospital da Mulher, por sua vez, já possui plano de contingenciamento para casos suspeitos e diagnosticados. Todos os profissionais da unidade vêm sendo devidamente treinados.

“Todas as medidas de higiene e segurança estão sendo tomadas a fim de conter a propagação do vírus, além de garantir e manter a segurança de todos os profissionais de saúde. Seguimos todas as orientações da Vigilância Epidemiológica e do Comitê do nosso município”, salienta Gilberte.

A gestora pede calma e prudência às pessoas e veículos de comunicação quanto a repercussão do caso. “Não existem motivos para alarde. Toda a nossa ação está dentro do Protocolo da Covid-19 e mantemos a situação com rigoroso controle”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]