Mata de São João: Braulio Tavares é o novo curador da Festa Literária Internacional da Praia do Forte

Novo curador da FLIPF, a Festa Literária Internacional da Praia do Forte, é o escritor, roteirista, tradutor, letrista, dramaturgo e pesquisador de literatura, Braulio Tavares.
Novo curador da FLIPF, a Festa Literária Internacional da Praia do Forte, é o escritor, roteirista, tradutor, letrista, dramaturgo e pesquisador de literatura, Braulio Tavares.

O novo curador da FLIPF, a Festa Literária Internacional da Praia do Forte, é o escritor, roteirista, tradutor, letrista, dramaturgo e pesquisador de literatura, Braulio Tavares. Com realização da Trevo Produções e Gabiroba Cultural, o evento acontecerá na Praia do Forte, de 29 de abril a 3 de maio de 2020.

No local, mesas temáticas, lançamentos de livros, slams e saraus literários, oficinas, apresentações artísticas, performances, feira de editoras baianas e editoras brasileiras, experiências gráficas e atividades infantis. Escritores, ilustradores, editores, pesquisadores, e artistas se apresentam e participam da programação com enfoque principal na literatura, fomentando a capacidade de discernimento, de questionamento e de criatividade em todo o público interessado.

Além de romances e contos, o Bráulio Tavares publicou vários folhetos de cordel, livros de poemas e obras dedicadas ao público infantil e juvenil, entre eles “A Pedra do Meio-Dia ou Artur e Isadora”, “O homem artificial”, “Os martelos de Trupizupe” e “A invenção do mundo pelo Deus-curumim”.

Dramaturgo e compositor de música popular, tendo suas composições gravadas por artistas como Lenine, Elba Ramalho, MPB4 e Dionne Warwick, o escritor e pesquisador Bráulio Tavares organizou também o volume “ABC de Ariano Suassuna”, a antologia dos folhetos do cordelista Raimundo Santa Helena, entre outras coletâneas. Durante treze anos, manteve uma coluna diária no Jornal da Paraíba, hoje continuada em seu blog, Mundo Fantasmo.

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, e radicado no Rio de Janeiro desde 1982, Braulio Tavares ganhou o Prêmio Caminho de Ficção Científica” em 1989 em Lisboa, pela obra A Espinha Dorsal da Memória; do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil em 2009, pela obra A Invenção do Mundo pelo Deus-Curumim (em parceria com Fernando Vilela); do Prêmio Argos especial em 2013, como reconhecimento por sua dedicação à literatura fantástica brasileira; e do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de 2013 na categoria Melhor Texto Adaptado pelo musical Lampião e Lancelote.

Dando continuidade ao tema central da Festa Literária Internacional da Praia do Forte que é a Celebração às diversas linguagens literárias, A diversidade de pensamentos, e o incentivo à Leitura, como curador da 2ª FLIPF, Braulio Tavares prepara mesas de debates com temas diversos como Literatura Fantástica, A arte da tradução e História social brasileira na Literatura.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Mata de São João, Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia, Projeto Tamar, Projeto Baleia Jubarte, Turisforte e Associação São Francisco de Assis de Pescadores e Moradores da Praia do Forte.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109956 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]