Indicação de Ediene Lousado para conselheira do CNMP é aprovada na CCJ do Senado

Ediene Lousado, procuradora-geral de Justiça do Estado da Bahia.
Ediene Lousado, procuradora-geral de Justiça do Estado da Bahia.
Ediene Lousado, procuradora-geral de Justiça do Estado da Bahia.
Ediene Lousado, procuradora-geral de Justiça do Estado da Bahia.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, o nome de Ediene Lousado, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, para a vaga de conselheira no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Primeira mulher indicada pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) para a vaga destinada aos Ministérios Públicos estaduais, ela participou de sabatina na tarde desta terça-feira, dia 03, em Brasília, com os também indicados Paulo Marcos de Farias, juiz indicado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Moacyr Rey Filho, promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Os nomes dos três seguem agora para votação no plenário. A sabatina foi presidida pela senadora Simone Tebet, presidente da CCJ.

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela UFBA, Ediene Santos Lousado ingressou no Ministério Público da Bahia em 1993. Atuou durante dezoito anos nas Promotorias de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Itiúba, Caravelas, Ilhéus e Barreiras. Foi coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate as Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) por dois anos, secretária-geral do Ministério Público por quatro anos e primeira mulher a ser eleita para o cargo de procuradora-geral de Justiça da Bahia por duas vezes consecutivas, em 2016 e 2018. NO Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), exerceu o cargo de presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH). Ediene Lousado deixa o cargo de procuradora-geral de Justiça na próxima sexta-feira (06/03/2020).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114860 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.