‘Em defesa da vida’, manifesto assinado pela CNBB e outras cinco entidades defende abordagem cientifica na prevenção a pandemia de Covid-19

Entidades assinam manifesto ‘Em defesa da vida’.
Entidades assinam manifesto ‘Em defesa da vida’.
Entidades assinam manifesto ‘Em defesa da vida’.
Entidades assinam manifesto ‘Em defesa da vida’.

Em manifesto encaminhado nesta sexta-feira (27/03/2020) ao Jornal Grande Bahia, A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em conjunto com outras cinco entidades, defende a preservação da vida no contexto das medidas de contenção da pandemia de Covid-19, a partir da orientação científica e das recomendações de entidades internacionais, a exemplo da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O documento representa crítica ao Governo Bolsonaro, em decorrência do discurso do presidente da República pelo fim do isolamento social, principal medida de contenção das infecções causadas pelo novo coronavírus.

Manifesto ‘Em defesa da vida’

As entidades que subscrevem esta nota reuniram-se hoje (27/03), de modo virtual, para alertar a população que fique em casa respeitando as recomendações da ciência, dos profissionais de saúde e da experiência internacional.

Estratégias de isolamento social, fundamentais para conter o crescimento acelerado do número de pessoas afetadas pelo coronavírus, visam à organização dos serviços de saúde para lidar com esta situação, que, apesar de grave, pode ser bem enfrentada por um sistema de saúde organizado e bem dimensionado.

A campanha de desinformação desenvolvida pelo Presidente da República, conclamando a população a ir para a rua, é uma grave ameaça à saúde de todos os brasileiros. A hora é de enfrentamento desta pandemia com lucidez, responsabilidade e solidariedade. Não deixemos que nos roubem a esperança.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB

Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

José Carlos Dias, presidente da Comissão Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns

Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências – ABC

Paulo Jeronimo de Sousa, Associação Brasileira de Imprensa – ABI

Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC

Brasília, 27 de março de 2020.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9610 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).