Desembargador Jatahy Júnior é eleito presidente do COPTREL

Desembargador Jatahy Júnior eleva prestigio da magistratura da Bahia.
Desembargador Jatahy Júnior eleva prestigio da magistratura da Bahia.
Desembargador Jatahy Júnior eleva prestigio da magistratura da Bahia.
Desembargador Jatahy Júnior eleva prestigio da magistratura da Bahia.

Com 19 votos, o gestor do TER Bahia, Jatahy Junior, passou a liderar, na tarde desta segunda-feira (30/03/2020), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em pleito realizado por teleconferência O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, tornou-se o primeiro representante da Justiça Eleitoral baiana a liderar o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). A eleição ocorreu nesta segunda-feira (30/3), com votação virtual por conta da pandemia do Covid-19.

Todos os 27 presidentes de TREs participaram da eleição, não havendo voto nulo ou branco. O desembargador Jatahy obteve 19 votos e o presidente do TRE-SP, desembargador Waldir Campos, ficou com 8 votos. Com o resultado, o gestor do Regional baiano sucede o ex-presidente do TRE de São Paulo, desembargador Cauduro Padin.

“A união dos presidentes dos tribunais eleitorais sempre foi importante mas, na realidade atual dessa terrível pandemia, torna-se imperiosa”, afirmou o novo líder do Coptrel e concluiu: “Assim, conclamo a todos para uma gestão participativa, democrática e respeitosa, visando o bem comum da Justiça Eleitoral, sempre atenta a minimizar as diferenças individuais de cada Regional, em um país de dimensão continental que é o Brasil”.

Além do desembargador Jatahy Júnior na presidência do COPTREL, as eleições desta segunda-feira definiram também o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira (TRERJ) na vice-presidência e o desembargador Glauber Rêgo (TRE-RN) como secretário do Colégio de Presidentes dos Eleitorais do país.

COPTREL

O Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional. Foi fundado em 16 de setembro de 1995. Nos encontros do Colégio, os presidentes dos Tribunais debatem sobre questões que afetam a todos. O objetivo é aperfeiçoar a prestação do serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral. Ao final, são divulgadas a ata do encontro e uma carta com proposições para melhorar a atuação dos órgãos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]