Deputados estaduais debatem sobre obras de infraestrutura urbana realizadas em Salvador pelo Governo Rui Costa

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Deputados debateram durante 8ª Sessão Ordinária da ALBA obras do Governo da Bahia em Salvador.
Deputados debateram durante 8ª Sessão Ordinária da ALBA obras do Governo da Bahia em Salvador.
Deputados debateram durante 8ª Sessão Ordinária da ALBA obras do Governo da Bahia em Salvador.
Deputados debateram durante 8ª Sessão Ordinária da ALBA obras do Governo da Bahia em Salvador.

Uma série de obras de infraestrutura urbana do Governo do Estado, executadas na capital baiana, dominou os pronunciamentos durante o horário do pequeno expediente, nesta terça-feira (03/03/2020), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Entre elas, intervenções de macrodrenagem do Rio Jaguaribe, no sub-trecho do Bairro da Paz, e etapas finais das avenidas Orlando Gomes e 29 de Março.

Olívia Santana (PC do B) definiu a Avenida 29 de Março como “uma das maiores obras de mobilidade urbana e de integração da cidade”. Sobre a obra de macrodrenagem, a comunista tem a expectativa de que “a ação possa resolver os problemas de alagamentos naquela região da cidade”. Olívia, que acompanhou o governador Rui Costa na vistoria dessas obras na manhã desta terça, criticou a Prefeitura de Salvador pela ausência dos serviços de paisagismo e limpeza da 29 de Março, além do sucateamento dos elevadores que integram a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, “que não entraram em operação até o momento”.

O deputado Jacó Lula da Silva (PT) ressaltou que, mesmo com os atrasos em contrapartidas de recursos federais, o Governo da Bahia segue investindo em obras estruturantes na capital e no interior. Ele detalhou que a macrodrenagem do Rio Jaguaribe envolve obras de esgotamento sanitário, em trecho de 10 quilômetros, e tem como objetivo evitar enchentes e alagamentos na região. Sobre as avenidas 29 de Março e Orlando Gomes, Jacó descreveu que “Salvador é a única capital do Brasil que tem um projeto de mobilidade urbana”.

Corroborando com a fala de Jacó, o deputado Niltinho (PP) afirmou que a obra de microdrenagem “vai levar dignidade para os moradores do Bairro da Paz e de toda aquela região que sofre, constantemente, em período de chuvas, com alagamentos”. Ele informou ainda que, na 29 de Março, será implantada uma praça com quadra esportiva de piso sintético. O progressista também tratou sobre o Carnaval de Salvador, mostrando-se preocupado com o esvaziamento do circuito no Campo Grande.

Segundo Maria del Carmen Lula (PT), as obras de macrodrenagem têm investimento de R$ 270 milhões e deve melhorar a vazão dos rios Jaguaribe e Mangabeira, além de levar mais conforto e segurança para os moradores de áreas importantes e populosas como os bairros da Paz, Piatã, Alto do Coqueirinho e Itapuã.

O deputado Capitão Alden (PSL) subiu à tribuna para tratar da suspensão do concurso público realizado pela Polícia Militar da Bahia para contratação de pessoal para o quadro da corporação e do Corpo de Bombeiros Militar. O parlamentar pediu o apoio dos colegas para que seja elaborado um projeto de lei no intuito de corrigir os pontos previstos no edital e que foram questionados na Justiça. “Precisamos corrigir estes itens para evitar que futuros concursos também sejam suspensos”, ressaltou.

O deputado Pastor Tom (PSL) parabenizou os policiais militares da 67ª Companhia Independente de Polícia Militar de Feira de Santana pelo prêmio conquistado pela metodologia de inovação em conciliação de conflitos escolares no âmbito da Ronda Escolar. O legislador afirmou que o caso é um exemplo de que a Ronda Escolar funciona e sugeriu a ampliação do programa para outras localidades do Estado.

Prestando contas das ações do mandato na região da Chapada Diamantina, Ivana Bastos (PSD) registrou, como mais uma vitória do município de Palmeiras, a publicação, no Diário Oficial, “da tomada de preço da licitação para recuperação de trecho de 21km da estrada que liga Palmeiras ao Capão”. A deputada também convidou os colegas para visitar a exposição coletiva, no Espaço Cultural Josaphat Marinho da ALBA, que reúne trabalhos de pintura, fotografia e escultura dos artistas plásticos Rose Fernandes, Dina Salvador e Jota Vieira.

O deputado Zó (PC do B) fez um apelo para que a Casa aprecie proposta de sua autoria que regulamenta o trabalho das doulas em maternidades, casas de parto e hospitais da rede pública e privada da Bahia. O projeto define doulas como “acompanhantes de parto escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, que ‘visam prestar suporte contínuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante’, com certificação ocupacional em curso para essa finalidade”.

Zó entregou a proposta, no plenário, ao presidente do Legislativo, deputado Nelson Leal (PP), ao presidente da CCJ, deputado Zé Raimundo (PT), e às deputadas Olívia Santana e Maria del Carmen, representantes da Comissão da Mulher na ALBA. O presidente Nelson Leal prometeu priorizar, nesse mês dedicado às mulheres, as proposituras com temáticas que versem sobre os direitos da mulher.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]