Começam em Feira de Santana aulas da Escola Cívico-Militar Municipal 15 de Novembro

Pais, mães e alunos de Feira de Santana participam de aula-inaugural da Escola Cívico-Militar Municipal 15 de Novembro.
Pais, mães e alunos de Feira de Santana participam de aula-inaugural da Escola Cívico-Militar Municipal 15 de Novembro.
Pais, mães e alunos de Feira de Santana participam de aula-inaugural da Escola Cívico-Militar Municipal 15 de Novembro.
Pais, mães e alunos de Feira de Santana participam de aula-inaugural da Escola Cívico-Militar Municipal 15 de Novembro.

Foram iniciadas nesta segunda-feira (09/03/2020), as aulas da Escola Cívico-militar Municipal Quinze de Novembro, do distrito de Jaíba, em Feira de Santana. A unidade de ensino passou por obras para adequação ao novo modelo cívico-militar, marcando um novo período na escola que atende a 508 estudantes do Ensino Fundamental II – do 6º ao 9º ano.

A escola funcionará em tempo integral. Por conta disso, o prédio ganhou novos cômodos: vestiários com chuveiro, um novo banheiro masculino e a criação de uma nova área para abrigar as atividades que serão realizadas pelos militares. O prédio também passou por pintura e ganhou revestimento em cerâmica no pátio.

A volta às aulas será marcada por uma acolhida aos estudantes, a partir das 7:30 horas., com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a apresentação da fanfarra do distrito de Jaíba, formada por alunos da própria escola. A unidade de ensino terá um calendário especial com reposição das aulas de fevereiro.

Na manhã desta sexta-feira, 6, a comunidade conheceu as regras e normas de conduta da Escola Cívico-militar. Novas atividades esportivas, de reforço e metodologia do estudo científico serão incorporadas à prática pedagógica da unidade de ensino. O projeto Música na Escola também receberá apoio teórico dos militares.

Militares darão apoio à gestão escolar

O Programa Nacional das Escolas Cívico-militares, de autoria do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

A proposta é que militares atuem no apoio à gestão escolar e educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelas atividades pedagógicas e de conteúdo programático.

“Nada muda no aspecto pedagógico, pois a escola continuará a ser orientada pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação”, esclarece o secretário da pasta, Marcelo Neves, que esta sexta-feira visitou a unidade de ensino e participou da solenidade.

“Existe uma grande expectativa nessa escola por que ela foi a única contemplada pelo programa na Bahia. Estamos sendo diretamente observados pelo Ministério da Educação, pela comunidade e também pela mídia”, disse.

Marcelo Neves também comemorou a significativa presença de pais ao encontro. “É bom demais ver as famílias dentro da escola. Juntos, nós damos melhor formação a essas crianças e jovens”, avaliou.

O professor Marcelo Martins, diretor da escola, acredita que esta nova fase será desafiadora, mas que trará bons resultados. “Estamos vivendo a realização de um sonho nosso enquanto comunidade. Teremos novos projetos, novas práticas pedagógicas e mais atividades. É um momento que merece o reconhecimento”.

Também na manhã de hoje, 6, pais e mães receberam o kit aluno e a mochila. O fardamento já está disponível na unidade de ensino, entretanto, a gestão escolar optou por entregá-los diretamente aos alunos no primeiro dia de aula, para que seja possível conferir o tamanho dos uniformes antes de fazer a entrega definitiva.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108207 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]