CNJ disponibiliza novo painel do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento

Fachada do edifico-sede do CNJ.
Fachada do edifico-sede do CNJ.
Fachada do edifico-sede do CNJ.
Fachada do edifico-sede do CNJ.

Mais intuitivo e com mais informações sobre o número de crianças e adolescentes em acolhimento pelo Estado brasileiro, o novo painel do Sistema Nacional de Adoção (SNA) estará disponível ao público a partir de amanhã (31/03/2020), no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Com o novo sistema, é possível ter mais detalhes do perfil dos acolhidos e não apenas do perfil das crianças disponíveis para adoção, como tínhamos antes. Procuramos deixar os dados mais transparentes”, explicou subcoordenadora do Grupo de Trabalho de Gestão dos Sistemas e Cadastros do CNJ, Isabely Mota.

O SNA nasceu da união do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) com o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA) e é regulamentado pela Resolução CNJ n. 289/2019. Pelo sistema, as varas de Infância e Juventude têm uma visão integral do processo da criança e adolescente desde sua entrada na rede de proteção até a sua saída, quer seja pela adoção quer seja pela reintegração familiar.

Com a mudança, os dados desses processos foram unificados eletronicamente e agora são consolidados e atualizados pelas varas da Infância em tempo real. Além disso, passam a incluir todas as crianças acolhidas e não apenas as disponíveis para a adoção.

Além do total de crianças, o Sistema traça biotipo, geolocalização, idade, etnia, gênero, grupo de irmãos, deficiências e problemas de saúde, tipo de acolhimento e tempo sob tutela do Estado. Há também informações sobre o perfil das famílias habilitadas para adoção.

O anúncio será feito durante a 307º Sessão Ordinária do CNJ, na tarde da próxima terça-feira (31/03). Devido à pandemia do COVID-19, a sessão ocorrerá excepcionalmente por videoconferência, mas poderá ser acompanhada pela TV Plenário ou pelo canal do CNJ no YouTube

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108762 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]