Borussia Dortmund: o time com a maior média de público do planeta

Faça chuva, sol, neve ou tempestade a torcida é fiel, a única a ultrapassar a marca de 80 mil torcedores por jogo e não importa a fase da equipe do Borussia Dortmund.

Faça chuva, sol, neve ou tempestade a torcida é fiel, a única a ultrapassar a marca de 80 mil torcedores por jogo e não importa a fase da equipe do Borussia Dortmund.

A TV online ou qualquer outro meio de transmissão de jogos de futebol podem ter uma imagem de alta definição, um som de ópera, tanto faz. Nada substitui a paixão do torcedor cantando nas arquibancadas. O alemão Borussia Dortmund sabe muito bem disso, ostenta a marca de clube com melhor média de público — do mundo — há anos.

Recentemente o clube foi desclassificado da Liga dos Campeões da Europa pelo PSG, do craque brasileiro Neymar, e está a quatro pontos do líder Bayern de Munique na Bundesliga, porém seu público não se abala.

O Borussia Dortmund é o campeão mundial em termos de torcida e o único que supera a marca de 80 mil torcedores por jogo.

Em segundo lugar está seu carrasco dentro de campo, o compatriota Bayern de Munique com uma média de 75 mil, seguido pelo catalão Barcelona com 73.588 e o tradicional clube inglês Manchester United logo atrás com 72.676.

Apesar da paixão e fama do torcedor brasileiro, os clubes ainda estão muito atrás no que tange a média de público. O campeão de 2019 foi o Flamengo com 52.537 torcedores por jogo, seguido de Corinthians com 33.143 e Palmeiras com 28.774.

Vale ressaltar que o Borussia não tem uma vida fácil no campeonato alemão em que há certa soberania do Bayern de Munique, rival que, inclusive, contrata os craques de Dortmund com frequência.

A ascensão meteórica do RB Leipzig e outros clubes que beliscam as primeiras colocações como o Bayern Leverkusen também são grandes obstáculos, além disso também enfrenta difíceis confrontos tradicionais, como é com o Schalke 04 — maior rival a equipe.

O estádio Signal Suna Park, palco dessa torcida, é famoso pela sua popularmente conhecida “muralha amarela”. Nem o mais bonito, nem o mais moderno, porém o estádio tem a maior geral da Europa.

A Tribuna Sul comporta mais de 25 mil pessoas e sua estrutura verticalizada faz com que aquele setor se assemelhe a uma parede quando vista de dentro de campo.

Também há um destaque na mídia internacional para planos de fidelização de torcedores em que o clube consegue vender boa parte dos ingressos dos campeonatos com um ano de antecedência.

Assim, mesmo sem a conquista de títulos importantes, o clube encanta o mundo com sua torcida que representa cerca de 13% de toda população da cidade. Com seu lema “Echte Liebe” ou “Amor Verdadeiro” em tradução literal, a torcida promete manter o nível e espera que o futebol siga seu ritmo.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]