Banda Olodum apresenta turnê dos 40 anos em Costa do Marfim

Grupo Olodum apresenta turnê dos 40 anos.
Grupo Olodum apresenta turnê dos 40 anos.
Grupo Olodum apresenta turnê dos 40 anos.
Grupo Olodum apresenta turnê dos 40 anos.

Depois de desfilar dois dias de carnaval nos dois principais circuitos da folia com o Bloco Olodum e um dia com o trio pipoca, a Banda Olodum viaja para Abidjan, em Costa do Marfim, dando continuidade à turnê dos 40 anos.

Serão três apresentações musicais: a primeira no dia 7 de março na cerimônia de abertura do evento, em formato de carnaval de rua no bairro popular de Abobo. A segunda no Palácio da Cultura de Abdjan e a terceira, no dia 14 de março em Trachiville, na cerimônia de encerramento dos eventos. Consta ainda da programação a realização de uma conferência pública sobre a história do carnaval de Salvador e a realização de um workshop de percussão/samba reggae.

A turnê que começou em outubro de 2019, com duas apresentações em Gana, sendo uma em homenagem aos 20 anos de entronização do rei do povo axanti, Otumufuo Osei Tutu II. Passou em novembro por São Paulo e Campinas, com a realização de cinco shows, um deles em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro. O grupo apresentou-se também em Canoa Quebrada no Ceará, sendo a principal atração do réveillon da cidade cearense.

A turnê continuou em 2020, com apresentações em Correntina – Ba, Sobral e novamente em São Paulo, comemorando os 30 anos de inauguração do espaço Reggae Night, uma das principais casas de shows de Sampa.

Na madrugada de 5 de fevereiro, a Banda do Pelô, que continua arrasando no carnaval com o seu reggae maneiro, viaja para Abdijan/Costa do Marfim, como único representante brasileiro em um dos mais importantes festivais de todo o Continente Africano, em sua décima primeira edição. O Mercado das Artes do Espetáculo de Abdijan – MASA. Antes de desembarcar na capital marfinense, os baianos ficarão por 15 horas em Adis Abeba, capital da Etiópia, que, em 2015, foi homenageado pelo Bloco Afro Olodum, com o tema “Etiópia, a Cruz de Lalibela e o pagador de promessas”. Na oportunidade, a delegação que será recepcionada por representantes da embaixada brasileira naquela capital, visitará pontos turísticos e monumentos históricos abordados na folia momesca de Salvador.

Em janeiro, diplomata-encarregado de negócios da embaixada da Costa do Marfim no Brasil, Sr. Lamine Kanté, esteve em Salvador e se reuniu com a prefeitura da cidade, onde foi recebido pelo vice-prefeito Bruno Reis, que garantiu o apoio da prefeitura ao evento, tendo como contrapartida a divulgação da prefeitura e da capital baiana pelo evento que é que recebe cobertura de alguns dos principais veículos de comunicação do mundo, a exemplo da BBC de Londres e conta com a participação de todo o continente africano e de afro descendentes espalhados pela Europa, Caribe e Estados Unidos, o que pode servir de elemento de estímulo ao ecoturismo soteropolitano, justo em um momento em que a prefeitura começa a traçar o seu plano de turismo étnico, que tem na cultura negra e nos blocos afros, um dos seus principais pilares.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110032 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]