ALBA: Deputados debatem sobre segurança pública e educação no âmbito estadual; Bloqueio de ativos do ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo foi contestado por parlamentar

9ª Sessão Ordinária da ALBA, ocorrida nesta quarta-feira (05/03/2020).
9ª Sessão Ordinária da ALBA, ocorrida nesta quarta-feira (05/03/2020).
9ª Sessão Ordinária da ALBA, ocorrida nesta quarta-feira (05/03/2020).
9ª Sessão Ordinária da ALBA, ocorrida nesta quarta-feira (05/03/2020).

A sessão realizada na tarde desta quarta-feira (04/03/2020) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi marcada pelo debate de assuntos como segurança pública e educação, além do destaque para ações realizadas pelos mandatos dos parlamentares nas cidades baianas.

Capitão Alden (PSL) reiterou sua preocupação com o número de suicídios que tem ocorrido na capital baiana, ao lamentar mais um caso ocorrido, nesta quarta, nas imediações de um viaduto no bairro do Imbuí. O deputado defendeu a instalação de telas de proteção nas passarelas de pedestres e nos viadutos em Salvador.

O deputado Pedro Tavares (DEM) foi à tribuna manifestar solidariedade com o povo de Barra, no Vale do Rio São Francisco, onde uma forte chuva caiu no começo desta semana. “Foi um momento muito difícil. Trouxe diversos transtornos e prejuízos ao município. O cais desmoronou, alguns postes caíram, ruas ficaram alagadas”, descreveu o democrata, que pediu apoio aos governos estadual e federal para auxílio na recuperação da cidade.

Pastor Tom (PSL) saiu em defesa do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que teve os bens bloqueados em até R$ 24 milhões, como desdobramento de denúncia do MPF sobre suspeita de fraude em licitações da prefeitura na área de saúde. “José Ronaldo é um homem de bem, íntegro. Não tenho dúvida que, no meio das apurações, a verdade vai ser esclarecida, porque eu acredito na Justiça da Bahia, e vai ser provada sua inocência”, afirmou o deputado.

O deputado Marcell Moraes (PSDB) informou que estará, no dia 26 deste mês, em Vitória da Conquista, para onde irá transferir seu domicílio eleitoral. O parlamentar também anunciou que o futuro Hospital Público Veterinário de Salvador terá sede no bairro de Cajazeiras e deve ficar pronto até agosto deste ano.

Fátima Nunes (PT) destacou o Título de Cidadão Honorário de Paris que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (2), na capital francesa. Ela registrou que apresentou moção de aplausos, nas comissões de Direitos da Mulher e de Direitos Humanos da Casa, à prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pela entrega do diploma ao líder petista, ressaltando a presença da ex-presidente Dilma Rousseff no ato.

A honraria concedida a Lula também foi realçada por Maria del Carmen (PT), ao contrapor a distinção e imagem do ex-presidente no exterior ao atual chefe do Poder Executivo. A petista citou a atitude do presidente Jair Bolsonaro, que usou um humorista vestido como presidente para distribuir bananas a jornalistas que o aguardavam na saída do Palácio da Alvorada. “É algo que envergonha a todos nós”, condenou.

O deputado Hilton Coelho (Psol) relatou sua participação em assembleias de professores da rede estadual de ensino, bem como de docentes da rede municipal de Salvador e outra com trabalhadores dos Correios. O socialista convocou, ainda durante seu discurso, o público para os atos que acontecerão no dia 18 “em defesa da educação” em todo o Brasil.

Olívia Santana (PC do B) registrou, em plenário, as deliberações da Comissão dos Direitos da Mulher do Legislativo baiano alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Presidente do colegiado, a deputada informou as atividades que visam o combate ao feminicídio, um grande ato para estimular a participação feminina na política, além da prioridade na apreciação de projetos de lei elaborados por mulheres direcionados ao segmento.

O deputado Jacó Lula da Silva (PT) fez convite para um ato que marcará a despedida da major Denice Santiago da coordenação da Ronda Maria da Penha, projeto da Polícia Militar no combate à violência contra a mulher na Bahia. “O trabalho se tornou uma referência nacional na proteção das mulheres. A Ronda foi uma conquista para toda a Bahia”, disse o parlamentar, apontando que o encontro ocorrerá na próxima segunda-feira (9) em local a ser definido.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108207 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]