ADAB inicia edição 2020 do programa de fiscalização; Primeira região é o médio sudoeste da Bahia

Agência de Defesa Agropecuária fiscaliza médio sudoeste da Bahia.
Agência de Defesa Agropecuária fiscaliza médio sudoeste da Bahia.
Agência de Defesa Agropecuária fiscaliza médio sudoeste da Bahia.
Agência de Defesa Agropecuária fiscaliza médio sudoeste da Bahia.

Uma operação com duração de cinco dias e finalizada pela ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), nessa sexta-feira (06/03/2020), no Território Médio Sudoeste da Bahia, foi considerada pela direção da autarquia como importante diagnóstico da movimentação agropecuária na região. “Estruturado para atualizar dados e práticas ilegais, o projeto deverá integrar o cronograma de ações educativas e de orientação, com perspectiva de atingir produtores e revendedores de 13 municípios do Território”, ressaltou Maurício Bacelar, diretor-geral da agência.

Durante essa semana, técnicos e profissionais da Diretorias de Defesa Sanitária Animal, Vegetal e Inspeção da autarquia atuaram em duas frentes essenciais para as áreas de fiscalização. As equipes avaliaram a presença de defensivos agrícolas em propriedades rurais e nas revendas e monitoraram o trânsito através das barreiras móveis instaladas em vias estratégicas do território, com sede na cidade de Itapetinga.

A região foi escolhida para o lançamento do projeto-piloto pela sua localização geográfica e por ser um dos vetores de entrada de produtos agropecuários do estado.

As equipes abordaram 264 veículos, carregados com animais vivos, vegetais e produtos de origem animal (carnes e lácteos) e realizaram 21 inspeções em estabelecimentos que comercializam agrotóxicos e produtos fitoterápicos. Uma das missões é a promoção da segurança do patrimônio agrícola através da fiscalização efetiva em rotas estratégicas com risco de acesso ao ingresso de pragas na Bahia.

A execução do DESATE (Defesa Sanitária Agropecuária Territorial) contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia através da CIPE e 18ª CIPM nas ações de fiscalização.

“A ADAB está presente nesse território que é um dos mais importantes da agropecuária baiana, como também em todos os outros”, concluiu Maurício Bacelar.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109818 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]