Vereadores repercutem instalação de lâmpadas de LED em Feira de Santana

Marcos Lima: isso mostra o compromisso do prefeito Colbert Martins com Feira de Santana.
Marcos Lima: isso mostra o compromisso do prefeito Colbert Martins com Feira de Santana.
Marcos Lima: isso mostra o compromisso do prefeito Colbert Martins com Feira de Santana.
Marcos Lima: isso mostra o compromisso do prefeito Colbert Martins com Feira de Santana.

Ao discursar na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (17/02/2020), o líder da bancada governista vereador Marcos Lima (Patriota), repercutiu o início da implantação do sistema de iluminação em LED nos postes de Feira de Santana. As ações começaram no sábado (15) e já contemplaram ruas do bairro Rua Nova, Queimadinha e conjunto Feira X.

O parlamentar destacou o “final de semana de muito trabalho” com modernização gradual dos pontos de iluminação, garantindo que, em breve, os investimentos serão levados a outros bairros e avenidas, inclusive nos distritos. Ele também ressaltou as vantagens das novas lâmpadas que irão trazer “mais claridade e conforto” de forma mais econômica para os moradores destas localidades.

O líder da bancada governista ainda anunciou que o Governo Municipal ainda irá realizar uma nova licitação, através da Caixa Econômica Federal, para contratar uma empresa destinada a instalar mais luminárias em LED, a fim de possibilitar que outros locais sejam contemplados. “Isso mostra o compromisso do prefeito Colbert Martins com Feira de Santana”, findou.

Vereador aborda campanha eleitoral, transporte público, Carnaval, troca de lâmpadas e mais

O vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) parabenizou o prefeito Colbert pela troca de lâmpadas em bairros, informou sobre reunião que será realizada em Jaíba, tratou sobre campanha eleitoral, sobre Carnaval e repercussão de seus pronunciamentos.

“Quero parabenizar o prefeito pela troca de lâmpadas em bairros da cidade. Percebemos a alegria das pessoas em apertar as mãos dele e dizer que a iluminação agora está boa. Quando há troca de lâmpadas, há troca de braços também e por isso fica caro. Porém, vai acabar com problemas de lâmpadas queimadas. Em breve o bairro Conceição também será contemplado, além da praça na Rua Heitor Vila Lobos, que será inaugurada”, parabenizou Lulinha.

E continuou informando a todos sobre uma reunião, que será realizada hoje na comunidade de São Domingos, para tratar sobre o transporte público coletivo. “A reunião será às 19 horas. O secretário de Transporte, Saulo, disse que fará o possível para estar presente. Na oportunidade, vamos discutir dos ajustes que já foram feitos, como o ônibus na Lagoa do Berreca, e outras demandas que serão levadas pelos moradores”, disse.

Campanha

O vereador Lulinha tratou mais sobre a campanha eleitoral deste ano. “Já estamos vendo o lançamento de nomes, reuniões de pré-candidatos e partidos. É natural acontecer essa movimentação, porém o mais importante são reuniões para definir nomes e nós, vereadores, temos um grande compromisso em continuar com o desenvolvimento da cidade. Há projetos em andamento que deverão ser executados. Sou democrata, fui candidato a deputado, tive quase R$ 11 mil sós em Feira e faço parte do Democratas na cidade, assim como outros vereadores e políticos”, pontuou.

O edil lembrou que o prefeito Colbert, que também faz parte do grupo, está atuante na cidade. “Elegemos como prefeito o democrata Ronaldo, que saiu para disputar eleição e deixou o vice, que é nosso prefeito atual. Colbert tem feito o máximo para concluir todos os projetos deixados por Ronaldo e está trabalhando bem; são obras em vários lugares. São muitas melhorias e desenvolvimento na cidade a exemplo do BRT; organização do centro da cidade; Shopping Popular, que já está sendo entregue. Esperamos que este seja um dos melhores empreendimentos da cidade como foi o Feiraguai, que na época ninguém queria ir”, lembrou.

E frisou a importância do empreendimento para Feira de Santana. “ O Shopping Popular oferece uma boa estrutura, os comerciantes não precisarão mais passar pelo que passamos quando o Feiraguai foi inaugurado. Toda mudança gera medo, isso é natural, mas não tenho dúvida de que será um grande entreposto comercial, que gerará progresso à cidade. O prefeito está dando oportunidade de desenvolvimento da cidade, está administrando bem, pagando em dia os servidores, não houve demissão para fechar folha, está trabalhando e a cidade crescendo”, ressaltou.

Carnaval

Ainda no uso da tribuna, o vereador repercutiu a sugestão do colega Edvaldo Lima (PP) de suspender o Carnaval de Salvador e Micareta de Feira por conta do coronavírus. “Edvaldo pediu para cancelar o Carnaval e a Micareta, mas precisa avaliar que muitas pessoas sobrevivem das vendas dessas festas. Não temos nenhuma epidemia ou caso confirmado desse vírus no nosso Estado. Não há motivos para cancelar o Carnaval. Se cancelar, muitos pais de família terão dificuldades em pagar seus compromissos. Se já tivesse caso confirmado do vírus, eu concordaria com Vossa Excelência”, avaliou.

Em aparte, o edil Edvaldo Lima comemorou a não chegada do vírus na Bahia. “Mas, minha preocupação é fechar as portas porque se ele vier será um desastre em nosso país”, disse.

Repercussão

De volta com a palavra e para finalizar, Lulinha discordou da repercussão de seus pronunciamentos. “Estão falando que Lulinha é briguento, mas ninguém nunca viu este vereador chegar às vias de fato com ninguém. Os debates ficam no campo das ideias. Não há motivos para tanta celeuma. Discordo de algumas posições e discursos e temos o direito de perguntar aos colegas qual a postura. Não sou vereador briguento, sou vereador que debate”, explicou.

E finalizou. “Agora estão dizendo que os vereadores vão temer a candidatura de Targino e que ficarão todos calados. Sabemos que a política passa pelo líder maior da cidade, que é José Ronaldo. Temos aqui vereadores que fazem parte do diretório do DEM e temos que discutir. Temos um prefeito que está crescendo e trabalhando. Temos que ouvir Colbert e José Ronaldo na formação dessa chapa que será grande e vitoriosa”, finalizou.

Cadmiel Pereira parabenizou o Governo Municipal pelo início da implantação do sistema de iluminação em LED

O vereador Cadmiel Pereira (PSC) parabenizou o Governo Municipal pelo início da implantação do sistema de iluminação em LED.

O parlamentar afirmou que a modernização na iluminação pública é um grande benefício para cidade. E sugeriu localidades para serem beneficiadas, entre elas, o bairro Olhos D’ água – onde o município teve início – a avenida Senador Quintino e as ruas Papa João XXIII e Araújo Pinho.  “No momento que chega uma melhor luminosidade temos uma baixa nos índices de violência”, pontuou.

O vereador fez questão de destacar que o prefeito Colbert Martins e o ex-prefeito José Ronaldo possuem um “projeto de cidade”, para desenvolver Feira de Santana em todos os setores, entre eles: saúde, educação, agricultura, economia e mobilidade.

“Zé Ronaldo e Colbert Martins só trazem benefícios para cidade de Feira de Santana. Representam um projeto de cidade. Outros querem ser prefeitos com projeto de nome, com o eu, o egoísmo”, disse. E declarou: “Por isso não abro mão da liderança de José Ronaldo de Carvalho e do prefeito Colbert Martins”

José Menezes Santana Rosa comemora a troca de lâmpadas no Feira X

O vereador José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PROS) – celebrou o início da implantação do sistema de iluminação em LED no conjunto Feira X.

Zé Filé relatou que esteve presente no local, juntamente com o prefeito Colbert Martins, vereador Isaías de Diogo (PDT) e secretários municipais para dar início à implantação das lâmpadas de LED na rua L. “É uma benção para o nosso conjunto que sofria com ruas escuras e que agora recebeu as lâmpadas na extensão da rua L. A partir das 18:00 horas, a Rua L estará bastante iluminada, e, em seguida, vamos implantar também as ruas A e B. Graças a Deus, estamos clareando o nosso bairro para amenizar o sofrimento daquele povo e dar mais segurança”, declarou.

Na oportunidade, o edil também alertou o prefeito para a necessidade de elaboração de um novo sistema de drenagem das águas pluviais no conjunto, principalmente no caminho G14 da Rua B, em razão dos alagamentos nos períodos de chuva por falta de escoamento adequado. “Quando chove é uma situação triste, a água desce pelo caminho G14 e toma conta das casas daquele povo, por isso, peço que o prefeito, juntamente com os secretários, dê uma olhada nesse caminho”, findou.

Alberto Nery abhordou Sistema de Iluminação em LED

Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Alberto Nery (PT) citou a ação protocolada pelo colega Edvaldo Lima (PP) solicitando o cancelamento do Carnaval de Salvador, devido a epidemia de Covid-19, e destacou que não existem casos confirmados da doença no país.

“Enquanto evangélicos precisamos conviver com as diferenças. Carnaval é uma festa que já existe há muitos anos e precisamos saber viver com esta diferença. Sabemos que existe necessidade de disponibilizar o atendimento da rede pública hospitalar para as pessoas. Vossa Excelência é vereador e pode tranquilamente apresentar requerimento pedindo suspensão da Micareta, com os casos de dengue, zika e Chikungunya que temos”, sugeriu.

“Já está em andamento. Todas são iguais. Carnaval ou Micareta não tem diferença”, respondeu em aparte o vereador Edvaldo Lima

Iluminação Pública

Sobre a implantação do sistema de iluminação em LED, o petista lembrou que no final do mandato passado foi aprovado na Casa o valor de R$ 154 milhões para realização de licitação para troca de toda iluminação do município.  Ele afirmou ter considerado estranho o prefeito Colbert Martins anunciar, hoje pela manhã, que uma Parceria Público Privada será feita para implantação do novo sistema de iluminação.

“Quem vai colocar recursos? Qual empresa vai substituir as lâmpadas? Empresa não faz nada se não tiver lucro”, indagou Nery.

 Em aparte, o líder da bancada governista, vereador Marcos Lima (Patriota) esclareceu que a Caixa Econômica Federal receberá recursos para gerenciar e fiscalizar o novo projeto de iluminação de Feira de Santana. “As 8 mil luminárias de LED trocadas nesta primeira fase são com recursos próprios da Prefeitura”, explicou.

Alberto Nery finalizou afirmando que participará da Audiência Pública que ocorrerá no plenário da Casa, na quinta-feira (20), para apresentação do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) destinada à celebração de Concessão dos serviços de Iluminação Pública.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]