Teste para HIV deve ser feito 15 dias após provável exposição ao vírus, diz Secretária da Saúde de Feira de Santana

Secretária da Saúde de Feira de Santana informa sobre protocolo a ser seguido para teste de HIV.

Secretária da Saúde de Feira de Santana informa sobre protocolo a ser seguido para teste de HIV.

O teste rápido para detecção do vírus HIV, ou exame sorológico, deve ser feito 15 dias após a relação sexual, período denominado pelos especialistas de ‘janela imunológica’ do HIV, que é o tempo compreendido entre a data da provável infecção e o início da produção de anticorpos específicos pelo organismo, informou a Secretária da Saúde de Feira de Santana.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, explica que durante a janela imunológica, os exames não detectam a presença destas proteínas que atuam na defesa do organismo contra corpos estranhos. “Daí a conversa inicial entre o interessado e o especialista, a avaliação de risco, que analisa a necessidade ou não do teste naquele momento”, ressalta.

“Não adianta se submeter ao teste no dia seguinte da relação sexual com uma pessoa que esteja com o vírus, porque o organismo ainda não está produzindo a sua defesa”, explica a coordenadora do Centro de Referência Municipal IST/HIV/Aids de Feira de Santana, Emanuele Jacobina.

O resultado será negativo – ou falso negativo, caso a pessoa esteja infectada.  Neste caso, ela é orientada a voltar duas semanas depois para que o teste seja repetido. Caso dê positivo, é encaminhada imediatamente, caso aceite, para consultas com especialistas, que o orientação sobre os medicamentos.

Os testes rápidos, cujos resultados são apresentados em 15 minutos, estão à disposição nas unidades de saúde – os enfermeiros forma treinados para realizá-los.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]