Sonoridade das orquestras tem espaço garantido no Carnaval do Pelô

Orquestra Reggae de Cachoeira.
Orquestra Reggae de Cachoeira.
Orquestra Reggae de Cachoeira.
Orquestra Reggae de Cachoeira.

Resgatar e reinventar sons, ritmos e tradições dos antigos bailes carnavalescos. Esse tem sido o objetivo da música de orquestra, que tem sua participação garantida todos os anos no Carnaval do Pelô. Sua sonoridade é um contraponto aos trios elétricos e ainda traz a magia uma magia que envolve músicos e público. Todos os concertos, ao longo dos cinco dias de folia, acontecem no Largo Pedro Archanjo.

Sexta-feira (21/02/2020), a partir das 19 horas, a Orquestra Compassos inaugura a grade de apresentações das orquestras. Sua identidade musical diferenciada é responsável pela execução de arranjos originais eruditos fazendo releituras de composições populares.

Trazendo a inovação de unificar o instrumental da filarmônica ao estilo reggae, a Orquestra Reggae de Cachoeira vem do recôncavo para o palco do Largo Pedro Archanjo, no sábado de Carnaval do Pelô, às 21h30. Domingo (23), às 19h, a Orquestra Sérgio Benutti traz um repertório pautado nos antigos carnavais, com as marchinhas e sambas tradicionais tão populares nos bailes antigos, além de sucessos do axé.

Segunda-feira (24) a Orquestra Popular do Maestro Zeca Freitas, que há mais de 20 anos realiza apresentações memoráveis no Pelourinho, traz mais um concerto repleto de grandes canções, às 19h30. E terça-feira (25), às 21h30, para encerrar a série de concertos carnavalescos no Largo Pedro Archanjo, a Orquestra Popular Fred Dantas, também tradicional na folia, promove um grande baile de salão, resgatando marchinhas carnavalescas.

Carnaval do Pelô

Realizado pelo Governo do Estado e integrando o Carnaval da Cultura, da SecultBA, o Carnaval do Pelô traz cinco dias de folia para o Centro Histórico de Salvador, com atrações que contemplam os diversos ritmos e tribos. O Largo do Pelourinho será palco dos principais shows da festa, promovendo encontros musicais variados para marcar a memória de cada folião. Nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água a mistura traz axé, samba, orquestra, antigos carnavais, rap, afro, guitarra baiana, arrocha e reggae, além de bailes infantis para unir toda a família. As ruas do Pelô mantêm a tradição dos desfiles dos grupos e bandas, e ainda os microtrios e nanotrios, sempre em clima de animação e muita paz. Tudo isso torna o Pelourinho o circuito mais diversificado e democrático da folia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120469 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.