Secretaria Estadual dialoga sobre Educação à Distância com Instituições de Ensino Superior da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Secretario estadual Jeronimo Rodrigues participa de reunião com coordenadores institucionais dos polos de EaD.
Secretario estadual Jeronimo Rodrigues participa de reunião com coordenadores institucionais dos polos de EaD.
Secretario estadual Jeronimo Rodrigues participa de reunião com coordenadores institucionais dos polos de EaD.
Secretario estadual Jeronimo Rodrigues participa de reunião com coordenadores institucionais dos polos de EaD.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta quarta-feira (19/02/2020), um encontro sobre Educação à Distância (EaD), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia, com coordenadores institucionais dos polos de EaD de universidades públicas e de institutos federais da Bahia. Na oportunidade, foram discutidos temas como Rede Colaborativa de Aprendizagem, financiamento e fiscalização de orientação centralizada sobre a execução do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para 2020.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da articulação com as universidades. “Esta aproximação com as universidades e institutos federais é essencial e fico feliz de estarmos aqui, de forma parceira, para criar uma agenda de trabalho e fortalecer o que nós já fizemos até agora. Nós não temos como trabalhar a Educação sem as ferramentas e as metodologias que as universidades já desempenham, pois não dá para a gente negar o tema da tecnologia e da ação digital na Educação”, ressaltou.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou os temas abordados. “Tratamos da questão do financiamento dos cursos EAD na rede estadual e um posicionamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a partir do ofício circular 01/2020, que fala da redução de investimentos por valor/alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Para além disso, tivemos como tema a discussão da rede colaborativa de aprendizagem, que é uma construção coletiva das experiências das universidades, e com relação à Educação à Distância para que a gente pense em um projeto maior a nível de Estado, como está sendo colocado pelo projeto de gestão do governador Rui Costa para a implantação da Universidade Aberta da Bahia”.

Para a superintendente de Educação a Distância e coordenadora UAB da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Márcia Rangel, o encontro foi produtivo. “Esta articulação com a SEC e todas as universidades que ofertam cursos do sistema da Universidade Aberta do Brasil é extremamente importante, porque nós não podemos ficar apenas com as políticas e diretrizes de educação do governo federal, pois também temos que ter a nível estadual. Portanto, o apoio da SEC tem sido fundamental até mesmo para a articulação que independe de recursos”, afirmou.

O encontro também contou com as presenças dos coordenadores institucionais UAB da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Tânia Benevides; da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), José Augusto; da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Cláudia Vivien; da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Adilson Gomes; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Elisângela Reis; e do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Raquel Oliveira; além da pró-reitora de graduação da Universidade Estadual da Bahia (UESC), Rosana Lopes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112938 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]