Secretaria da Educação da Bahia mobiliza estudantes para as olimpíadas 2020 nas diversas áreas do conhecimento

Ação do SEC Bahia é parte do projeto Bahia Olímpica, instituído com o objetivo de estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes.

Ação do SEC Bahia é parte do projeto Bahia Olímpica, instituído com o objetivo de estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) já está mobilizando os estudantes da rede estadual de ensino para a participação nas olimpíadas das diversas áreas do conhecimento. A ação faz parte do projeto Bahia Olímpica, instituído com o objetivo de estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes. Nesse início de ano, as escolas já estão difundindo as olimpíadas de Matemática, História do Brasil, Astronomia e Aeronáutica, e de Biologia, que estão com inscrições abertas (veja a relação abaixo).

Considerando as redes estadual, municipais, particular e federal, a Bahia teve, em 2019, um total de 1.355 estudantes premiados, sendo 245 ouros, 410 pratas, 700 bronzes e 1.941 menções honrosas. Um exemplo de participação é o Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no município de Paripiranga, que teve 12 estudantes de quatro equipes finalistas na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada em agosto, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, São Paulo. Três estudantes da equipe Tríplice Aliança ganharam a medalha de bronze. O estudante Luis Victor Pimentel, 16, 3º ano, falou sobre a conquista. “Participar da olimpíada foi uma experiência inesquecível, pois, além de sermos premiados, trocamos conhecimento, fizemos amizades e conhecemos outro Estado”, afirmou.

A professora de História e orientadora dos estudantes, Elisa Ribeiro, falou sobre a importância de ter quatro equipes na competição. “Começamos com 14 equipes na escola e que chegaram até a última fase, para a qual foram classificadas quatro. Isso é muito gratificante, pois mostramos para o país que existe um trabalho de qualidade sendo feito na rede estadual de ensino da Bahia”.

Olimpíadas com inscrições abertas

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP

Site oficial: www.obmep.org.br

Início das inscrições: 10 de fevereiro de 2020

Término das inscrições: 20 de março

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Site oficial: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/

Início das inscrições: 03 de fevereiro

Término das inscrições: 24 de abril

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica

Site oficial: http://www.oba.org.br/site/

Início das inscrições: 21 de janeiro

Término das inscrições: 15 de março

Olimpíada Brasileira de Biologia

Site oficial: http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/#

Início das inscrições: 10 de fevereiro

Término das inscrições: 10 de março

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]