Salvador: Cidadãos poderão destinar 3% do imposto de renda retido a projetos sociais

Contribuintes terão que prestar contas ao fisco podem aproveitar para destinar até 3% do imposto retido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Contribuintes terão que prestar contas ao fisco podem aproveitar para destinar até 3% do imposto retido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O período para declaração do Imposto de Renda 2020 está chegando. Entre os dias 2 de março e 28 de abril, contribuintes terão que prestar contas ao fisco podem aproveitar para destinar até 3% do imposto retido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O valor arrecadado é destinado a dezenas de projetos sociais em prol da defesa dos direitos de crianças e adolescentes de Salvador.

O FMDCA, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), é responsável pela captação dos recursos. No ano passado, 34 instituições foram beneficiadas após aprovação dos projetos sociais via edital de chamamento público. Uma das organizações foi a Associação Sons do Bem, localizada na Rua Dois de fevereiro, 10, no bairro de Cidade Nova.

A entidade, que passou alguns anos fechada por conta da carência de recursos, conseguiu reabrir as portas graças ao apoio do fundo. Desde o ano passado, 120 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 17 anos, praticam atividades como capoeira, balé, dança, teatro, violão, mediação de literatura e iniciação musical ao violão. As aulas beneficiam moradores de localidades do entorno, como IAPI e Pero Vaz, além de crianças e jovens encaminhados pela Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano.

De segunda a sexta-feira, as tardes da pequena Stefani Gomes, 8 anos, são ocupadas pelas oficinas da associação. Apaixonada por música, ela integra as turmas de dança e balé e faz questão de comparecer todos os dias. “Ela ama isso aqui, sempre dou um jeito de trazer”, conta a mãe, a vendedora Vanessa Cristina Gomes, 30 anos, moradora de Cidade Nova.

As atividades da Associação Sons do Bem também fazem a diferença na vida do pequeno Ravi Lima, de 5 anos. Diagnosticado com hiperatividade, ele tinha dificuldade de concentração e convívio em grupo. De acordo com o tio, o assistente em licitação José Ferreira Filho, o quadro clínico tem apresentado significativa melhora com as aulas de capoeira, que vem fazendo há um ano. “Esse projeto é maravilhoso, tem mudado a vida de nossas crianças. Lá em casa nos revezamos para trazê-lo, mas ele vem todas as tardes, no contraturno da escola”, afirmou Ferreira Filho.

Transformando vidas – A coordenadora geral da instituição, Carlinda Santos, fala emocionada sobre o impacto do trabalho da entidade na vida das crianças e adolescentes da comunidade. “Aqui ouvimos muitas histórias e, graças ao poder transformador da arte, conseguimos recontá-las de outra forma. Estamos muito felizes em poder cuidar da juventude, mostrando que a cultura é a melhor ferramenta de inserção social”, disse, lembrando que mais 50 alunos aguardam novas vagas em uma lista de espera.

Para a titular da SPMJ, Rogéria Santos, o gesto simples do contribuinte tem um valor bastante significativo na vida de crianças e jovens soteropolitanos. “É possível destinar até 3% do imposto retido para o FMDCA, diretamente na declaração de imposto de renda. Desta forma tão simples é possível ajudar crianças e adolescentes de Salvador, por meio de inúmeros projetos sociais voltados para reabilitação, inclusão digital, esportes, cultura, reforço escolar e apoio à defesa dos direitos e muito mais”, explica. O passo a passo será informado em campanha a ser divulgada pela Prefeitura.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]