Reabertura dos trabalhos 2020 da ALBA é marcada pela defesa da democracia

Deputado Nelson Leal e governador Rui Costa discursaram durante Sessão Solene na ALBA.
Deputado Nelson Leal e governador Rui Costa discursaram durante Sessão Solene na ALBA.
Deputado Nelson Leal e governador Rui Costa discursaram durante Sessão Solene na ALBA.
Deputado Nelson Leal e governador Rui Costa discursaram durante Sessão Solene na ALBA.

Diante das maiores autoridades civis, militares e eclesiásticas da Bahia, o presidente da Assembleia Legislativa (ALBA), deputado Nelson Leal, iniciou nesta segunda-feira (03/02/2020) a sessão solene de reabertura dos trabalhos da segunda sessão legislativa da 19ª Legislatura. A tumultuada sessão em que a Assembleia aprovou a PEC da Previdência foi tema central no discurso do governador Rui Costa, que prometeu duras providências nas áreas criminal e administrativa para todos os agentes públicos envolvidos, e do presidente do Legislativo, que quebrou o protocolo e falou primeiro, manifestando a sua indignação com a selvageria do grupo que invadiu o plenário da Casa.

A reabertura é um ato capitulado na Constituição Estadual que celebra a harmonia e a independência entre os poderes, quando o chefe do Executivo dirige a tradicional mensagem ao Parlamento apontando rumos para o exercício que começa. A cerimônia se iniciou às 17h45, na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, quando o presidente Nelson Leal passou em revista à tropa da Polícia Militar formada em sua honra. Depois houve o desfile militar e logo em seguida a chegada do governador Rui Costa.

Entrevistas

Recepcionado pelo deputado Nelson Leal, que estava acompanhado de companheiros de Mesa Diretora, líderes partidários, parlamentares, autoridades do Judiciário, tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, secretários de Estado, dirigentes de órgãos públicos, prefeitos e vereadores da capital e interior, o chefe do Executivo (bem como o presidente) deram entrevistas criticando com dureza o comportamento de todos os envolvidos com a invasão “autoritária, prepotente e absurda” da sala das sessões para tentar, “na marra”, impedir o Parlamento de funcionar.

O deputado Nelson Leal conduziu o governador ao Salão Nobre do Legislativo, que aguardou ali o início dos trabalhos em plenário, para onde foi conduzido por uma comissão de líderes partidários instituída pelo presidente do Poder. O chefe do Executivo foi recebido de pé com longa ovação. O início dos trabalhos sofreu breve atraso e antes de passar a palavra a Rui Costa, após a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Coral do Legislativo, regido pelo maestro Ângelo Rafael, o deputado Nelson Leal abordou a ação lamentável “de um grupo que não representa o funcionalismo da Bahia, que por pouco não se consumou uma tragédia”.

Para ele, a ação serena da PM evitou “o pior”. Nelson Leal cobrou punição dos responsáveis pela “balbúrdia” e agradeceu o apoio que teve dos pares para levar os trabalhos até o fim com as duas votações da PEC 159-2020, pois “o nosso Parlamento não se intimidou. Respondemos com união, sem nos curvar”, encerrou, sob aplausos, com um “viva ao Legislativo!”.

Fala do governador

O governador Rui Costa levou cerca de 50 minutos para ler a sua mensagem. Ele iniciou e concluiu batendo duro em quem tumultuou os trabalhos, lembrando que existem imagens para identificar a todos, cobrando auxílio do MP e do TJ para a punição exemplar, dentro da lei, dos responsáveis. “Imaginem um bandido invadindo o Pleno para forçar os desembargadores a fazer o que ele quer, ou um prefeito ou agente público do mesmo jeito, intimidando os conselheiros do TCE e TCU, para aprovar suas contas. É inadmissível. Precisa de um basta”. Foi interrompido por aplausos 11 vezes.

O governador baiano agradeceu o apoio do Legislativo e dirigiu palavras amáveis ao presidente Nelson Leal e a seus pares, solidário com o Poder e seus integrantes após a confusão na votação da PEC da Previdência. O chefe do Executivo tratou de todas as pastas de sua administração, com números, programas e todo o tipo de dados, destacando a próxima requalificação de mais de 160 escolas, a construção de 60 outras (com equipamentos como quadras, bibliotecas e piscinas). Destacou a assinatura do contrato para a construção da ponte Salvador/Itaparica, do VLT e ampliação do metrô em Salvador, além da próxima inauguração do sistema viário e da nova ponte em Ilhéus. Saúde, segurança pública tiveram papel de destaque no discurso, com o detalhamento das ações que serão realizadas nessas áreas vitais.

Sessão Solene de Instalação da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da ALBA.
Sessão Solene de Instalação da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da ALBA.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]br.