Primeira audiência pública da Parceria Público-Privada da iluminação ocorre na Câmara Municipal de Feira de Santana

Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que objetiva a modernização e expansão do parque de iluminação pública de Feira de Santana teve sua primeira audiência pública realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que objetiva a modernização e expansão do parque de iluminação pública de Feira de Santana teve sua primeira audiência pública realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.

O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que objetiva a modernização e expansão do parque de iluminação pública de Feira de Santana teve sua primeira audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (20/02/2020), na Câmara Municipal.

Prepostos do Banco Mundial e da Caixa explicitaram detalhes do projeto, quando foi acentuado que iluminação é decisiva para a qualidade de vida, impactando principalmente a segurança e o trânsito.

Foi tratado que o caminho da mudança é usar novas tecnologias, como as lâmpadas de LED, que trazem ganhos de eficiência de 40% a 60% e têm o dobro da vida útil, reduzindo o custo de troca e manutenção. Além disso, oferecem melhor qualidade de iluminação, com menor impacto ambiental.

A PPP vai promover a redução de mais de 50% no consumo de energia com a substituição de 100% dos pontos de iluminação das lâmpadas atuais pelas de tecnologia LED.

O projeto prevê a concessão, por 13 anos, da operação e manutenção energética. O custo da contrapartida do Município para a modernização do parque de iluminação pública está em R$ 260 milhões, sendo R$ 20 milhões mensais.

A sessão foi presidida pelo vereador Luís Augusto de Jesus e contou com a presença dos secretários de Planejamento Carlos Brito, de Serviços Públicos Justiniano França, de Agricultura e Recursos Hídricos Mário Borges e presidente da Agência Reguladora Elionai Carvalho, além de representes do Banco Mundial, Caixa Econômica Federal, Polícia Militar, Coelba, bem os vereadores Alberto Nery, Cadmiel Pereira, Eremita Mota, Gilmar Amorim e Zé Filé.

Avanço para o município

De acordo com o secretário de Planejamento, Carlos Brito, que representou o prefeito Colbert Martins Filho, a Parceria Público-Privada representa um avanço para Feira de Santana. “Com essa parceria, você tira do poder público sua fraqueza. Nós não somos eficientes em muitas coisas, e agora estamos dando um instrumento de gestão muito importante, que é a administração de um setor que é extremamente carente e que vai melhorar a segurança pública, a mobilidade urbana, enfim, vai melhorar diversos fatores na vida do cidadão comum”.

Ele acrescenta que a Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal, “é importante porque damos oportunidade a todos de falarem, de expressarem o que pensam sobre um assunto tão delicado que é iluminação pública”, salientou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]