Presidente de El Salvador mobiliza mais soldados para combate ao crime após impasse com parlamentares

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Nayib Armando Bukele Ortez, presidente de El Salvador.
Nayib Armando Bukele Ortez, presidente de El Salvador.
Nayib Armando Bukele Ortez, presidente de El Salvador.
Nayib Armando Bukele Ortez, presidente de El Salvador.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, mobilizou centenas de soldados para combater gangues na terça-feira (19/02/2020), dias depois de ser criticado por irromper no Congresso com o Exército para pressionar parlamentares com seu plano de segurança.

Os 1.400 soldados se juntarão aos cerca de 8.600 que já estão atuando no combate contra o crime, um aumento de cerca de 16%.

Nas últimas semanas, Bukele, que tomou posse em julho, exortou os parlamentares a aprovarem um empréstimo de 109 milhões de dólares para ajudar a equipar policiais e soldados que enfrentam o crime em uma nação assolada pela violência das gangues. Ele retomou a ofensiva na terça-feira, fazendo um discurso diante de centenas de soldados, queixando-se de que os parlamentares estão adiando a aprovação dos fundos e acusando-os de apoiar os criminosos.

“Estes são dias difíceis, nos quais vocês decidiram apoiar e proteger o povo salvadorenho, dias nos quais sabemos que a maioria dos políticos estão protegendo criminosos, dias nos quais sabemos que deputados e ex-ministros financiaram os criminosos que vocês terão que perseguir e capturar”, disse Bukele.

Ele recebeu críticas por ter ocupado brevemente a Assembleia Nacional em 9 de fevereiro, quando se sentou na cadeira reservada ao presidente do Congresso e uniu as mãos para orar enquanto soldados em uniforme de batalha observavam.

“Os parlamentares ficam escandalizados quando veem um soldado, mas não ficaram escandalizados quando membros de gangues entraram na Assembleia Legislativa para negociar as vidas dos salvadorenhos”, disse Bukele.

*Por Nelson Renteria, da Agência Reuters.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113597 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]