Feira de Santana: Prefeito Colbert Martins Filho entrega novo sistema de iluminação em LED nos Bairros Rua Nova e Queimadinha

Gestão do prefeito Colbert Martins Filho avança como o processo de modernização da iluminação pública de Feira de Santana.
Gestão do prefeito Colbert Martins Filho avança como o processo de modernização da iluminação pública de Feira de Santana.
Gestão do prefeito Colbert Martins Filho avança como o processo de modernização da iluminação pública de Feira de Santana.
Gestão do prefeito Colbert Martins Filho avança como o processo de modernização da iluminação pública de Feira de Santana.

Na manhã deste sábado (15/02/2020), o prefeito Colbert Martins Filho autorizou a implantação do moderno sistema de iluminação em LED, no Bairro Rua Nova. A localidade é a primeira a receber os investimentos do Governo Municipal, que serão levados a outros bairros e avenidas, inclusive para os distritos.

Os serviços, que estão a cargo da empresa Compacta Engenharia, começaram nas principais ruas de acesso à Rua Nova, sendo elas: 18 do Forte, Augusto dos Anjos, Tomé de Souza, Juvêncio Erudilho, Itororó, além das praças Cícero Carneiro (Praça Dona Pomba), Fraternidade e a praça da feirinha. Estão sendo instaladas lâmpadas de 115 watts.

O prefeito Colbert Martins Filho afirmou que esse investimento é mais um compromisso assumido com a população. “Vamos levar esse serviço a outras localidades que apresentam a necessidade de ter uma melhor iluminação, e isso resulta também em contribuir com a segurança da população”, frisou ao ressaltar que serão modernizados mais de 60 mil pontos de luz.

Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), João Marcelo Gomes, a tecnologia em led, tem uma série de vantagens. “Proporciona melhor luminosidade, tem maior durabilidade e traz economia ao Município, uma vez que há uma redução no consumo de energia”, destacou.

O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, por sua vez, informou que neste domingo, 16, e na segunda-feira, 17, os serviços vão contemplar as ruas Professor Germiniano Costa, Edelvira de Oliveira, Intendente Abdon e Carlos Valadares.

O ato foi acompanhado pelos secretários municipais Valdomiro Silva (Comunicação); Denise Mascarenhas (Saúde), Eli Ribeiro (Habitação), Moacir Lima (Prevenção à Violência), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), além do deputado estadual Tom Araújo e dos vereadores João Bililiu, Marcos Lima e Gilmar Amorim.

Moradores da Rua Nova comemoram

O clima foi de festa no Bairro Rua Nova, na noite deste sábado, 15, com a entrega do novo sistema de iluminação em LED, que está sendo implantado pelo Governo Municipal. Os moradores saíram à porta de suas casas para comemorar e entre eles, a opinião era a mesma: ruas mais iluminadas, mais bonitas e seguras.

O prefeito Colbert Martins Filho, que esteve no bairro pela manhã para dá a ordem de serviço, retornou à noite, para entregar à comunidade as novas luminárias instaladas nas ruas Augusto dos Anjos, 18 do Forte e na Praça Cícero Carneiro (Praça dona Pomba). Ainda nessa primeira etapa, também serão contempladas as ruas Tomé de Souza, Juvêncio Erudilho e Itororó, além das praças Fraternidade e da feirinha.

“O bairro Rua Nova recebe, a partir de hoje, um grande banho de luz. Estão sendo implantadas novas luminárias, cuja tecnologia é de última geração. Possuem melhor potência, qualidade e durabilidade”, afirmou o prefeito. O próximo bairro contemplado será a Queimadinha, onde os serviços já começam neste domingo, 16.

Na oportunidade o prefeito Colbert Martins Filho assegurou que será realizada uma nova licitação, em março deste ano, para aquisição de mais luminárias em led. Isso vai possibilitar, numa segunda etapa, contemplar mais de 60 mil pontos de iluminação, tanto na sede quanto nos distritos.

Há 50 anos morando na Rua Nova, o aposentado Edson Silva comemorou a entrega dos serviços. Ele saiu à porta de sua casa para receber o prefeito, que caminhou pelas ruas Augusto dos Anjos e 18 do Forte. Durante todo o trajeto recebeu o carinho dos moradores e ouviu palavras de agradecimentos.

“Ficou uma maravilha! Acabou aquela escuridão”, festejou dona Maria Cristina Correia, moradora do bairro há 40 anos. O músico Zé das Congas, que mantém um projeto de percussão no bairro, ressaltou as melhorias na iluminação. “A partir de agora não teremos mais problemas com os ensaios à noite”.

O prefeito estava acompanhado dos secretários municipais Justiniano França (Serviços Públicos), Ozeny Morais (Gestão e Convênios), Valdomiro Silva (Comunicação), Pablo Roberto Gonçalves (Desenvolvimento Social), Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Econômico), Marcelo Neves (Educação), Joedilson Freitas (Relações Interinstitucionais) e Paulo Aquino (Chefe de Gabinete), além dos vereadores Gilmar Amorim, Marcos Lima e Lulinha da Conceição.

Colbert Filho inaugura iluminação em LED na rua Intendente Abdon, no Bairro Queimadinha

Dono de lanchonete na rua Intendente Abdon, principal via do Bairro Queimadinha, Rodrigo Mota [foto abaixo], não vai mais fazer uso de um refletor instalado por ele em frente ao estabelecimento. É que o novo sistema de iluminação em Led, implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, é o suficiente para proporcionar a claridade necessária e a sensação de segurança tanto para ele quanto aos clientes.

“Com a nova iluminação ficou excelente, a rua estava muito escura. Tanto que precisei colocar um refletor para iluminar a frente da lanchonete para que os clientes pudessem vir e sair com tranquilidade. A partir de hoje, a lâmpada já foi retirada e não mais farei uso do refletor”, afirmou Rodrigo.

Moradora há 50 anos da Intendente Abdon, dona Maria Expedita Araújo, 81, também está mais tranquila. A rotina noturna em ter que esperar a filha retornar da faculdade, em frente à sua casa, ficou para trás. “Estou muito feliz e agradeço a Deus e ao prefeito Colbert por nos presentear com uma nova iluminação”.

Na noite deste domingo, 16, os moradores da Intendente Abdon acompanharam o ato de inauguração da nova iluminação. Além da rua principal, a Praça do Cruzeirinho, também na Queimadinha, foi contemplada com o serviço. Nesta primeira etapa foram adquiridas pelo Governo Municipal 8 mil luminárias em led.

O prefeito Colbert Filho, que saiu em caminhada pela rua recebendo os agradecimentos dos moradores, reafirmou que será realizada uma nova licitação, em março deste ano, para aquisição de novas luminárias em led por meio de PPP (Parceria Público-Privada). Isso vai possibilitar contemplar mais de 60 mil pontos, tanto na sede quanto nos distritos.

“A cada dia estaremos iluminando uma nova rua de Feira de Santana, proporcionando mais segurança e conforto para as pessoas. Por enquanto, iniciamos nos bairros Rua Nova e Queimadinha, mas queremos fazer isso por todo o município”, afirmou Colbert. Nesta segunda-feira, 17, os serviços serão levados para a Rua L, no conjunto Feira X. Na terça-feira, 18, rua ACM, na Cidade Nova, e na quarta-feira, 19, rua Pedro Américo de Brito, no bairro Tomba.

As luminárias em led possuem tecnologia de alta qualidade, melhor potência, luminosidade e durabilidade, além de ser mais econômicas comparadas às lâmpadas convencionais. São acesas através de um sensor de tempo (relé).

Acompanharam o prefeito na Queimadinha, os secretários municipais Justiniano França (Serviços Públicos), Ozeny Morais (Gestão e Convênios), Valdomiro Silva (Comunicação), Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Econômico), Denise Mascarenhas (Saúde), Joedilson Freitas (Relações Interinstitucionais), Paulo Aquino (Chefe de Gabinete), além dos vereadores Gilmar Amorim, Marcos Lima e Lulinha.

Governo Colbert Martins Filho implanta sistema de iluminação em LED nos Bairros Rua Nova e Queimadinha, em Feira de Santana.
Governo Colbert Martins Filho implanta sistema de iluminação em LED nos Bairros Rua Nova e Queimadinha, em Feira de Santana.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108925 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]