MP inaugura em Feira de Santana maior sede própria no interior do estado; Edificação custou R$ 9,6 milhões

Vista aérea da sede do MP em Feira de Santana.

Vista aérea da sede do MP em Feira de Santana.

Segunda maior cidade de Bahia, com população de cerca de 615 mil pessoas, Feira de Santana conta pela primeira vez em sua história com uma sede própria do Ministério Público do Estado da Bahia. O prédio, localizado na Avenida Marginal da Presidente Dutra, s/n, no bairro de Santa Mônica, foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (28/02/2020), pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado.

Com quase quatro mil metros quadrados, a sede da Promotoria de Justiça Regional de Feira de Santana foi instalada em um terreno de oito mil metros quadrados cedido pelo Governo do Estado e conta com 143 vagas de estacionamento, 32 gabinetes, recepção, sala de triagem, secretaria-processual, sala multiuso, refeitório, sanitários acessíveis em todos os três pavimentos, salas para servidores e estagiários, dentre outros espaços. Foram investidos na construção, que durou 15 meses, R$ 9,6 milhões em recursos próprios do MP. A obra foi licitada e executada pela empresa Alcance Engenharia & Construção Ltda.

Na solenidade de inauguração, coube promotor de Justiça Lourival Miranda a narrativa sobre todas as etapas vencidas até a concretização do sonho da sede própria para a Promotoria Regional de Feira de Santana. Ele fez um resumo sobre todas as tratativas e atores responsáveis pela localização de um terreno adequado, cessão do terreno pelo Estado da Bahia e pela construção, destacando especial agradecimento à procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, que assumiu o compromisso de, mesmo sem emenda parlamentar, construir a sede com recursos próprios do Ministério Público, priorizando o projeto e a fornecendo melhores condições de trabalho para os promotores de Justiça e servidores. “Jamais esqueceremos da sua atenção com a Promotoria de Justiça Regional de Feira de Santana”, afirmou Lourival, estendendo os agradecimentos aos chefes de Gabinete Luis Cláudio Nogueira e Marcelo Guedes, ao superintendente de Gestão Administrativa Frederico Soares, ao diretor de Engenharia Paulo Sampaio, ao arquiteto Leonardo Araújo e à gerente regional da Promotoria, Daniele Miranda.

“Foi sonhando que lutamos juntos para hoje estarmos aqui”, frisou Ediene Lousado em seu discurso, lembrando que foi preciso achar um caminho para concretização da construção da sede. “Abandonamos o plano das emendas parlamentares e buscamos recursos orçamentários próprios, com o acréscimo trazido pela arrecadação decorrente da participação do Ministério Público nas taxas e emolumentos cartorários, também conquista desta gestão. Conseguimos o que precisávamos para iniciar e concluir esta obra, a segunda maior da história da nossa Instituição – há quem diga também que a mais bonita”, disse ela. A PGJ finalizou agradecendo a todos e desejou que o espaço seja muito bem utilizado, “pois foi construído com recursos públicos para bem servir à população”. Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, dentre elas procuradores e promotores de Justiça da ativa e aposentados, deputados estaduais, representantes da Prefeitura de Feira de Santana, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, da Polícia Militar, dentre outras autoridades locais.

Promotores e procuradores de Justiça participam de ato inaugural da sede do MPBA.

Promotores e procuradores de Justiça participam de ato inaugural da sede do MPBA.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]