Hospital da Mulher de Feira de Santana oferece ‘Curso para Gestantes’

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Curso para Gestantes do Hospital da Mulher.
Curso para Gestantes do Hospital da Mulher.
Curso para Gestantes do Hospital da Mulher.
Curso para Gestantes do Hospital da Mulher.

Poder visitar o ambiente, conhecer os serviços, os alojamentos, a estrutura e saber um pouco mais sobre o local que as acolherá num dos momentos mais marcantes de suas vidas. Essa é a proposta do projeto “Curso para Gestantes”, que aconteceu na manhã de quinta-feira (20/02/2020), no Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher. A ideia, que está inserida nas ações de acolhimento e humanização da unidade, tem o objetivo de tranquilizar as futuras mamães para o momento do parto.

O objetivo do “Curso para Gestantes”, do Hospital da Mulher, conforme explica a coordenadora de Enfermagem, Juliana Rigaud, é tornar o ambiente da unidade mais familiar, aperfeiçoando, assim, o processo de acolhimento. “Conhecer nossa estrutura, equipamentos, equipes, instalações, enfim, todo o ambiente antes do parto, tirar dúvidas recorrentes, ver com os próprios olhos e não a partir de depoimentos de outras pessoas, faz toda a diferença porque possibilita que essas gestantes fiquem mais seguras quando chegarem aqui para terem seus filhos, pois já conheceram a nossa estrutura e sabem dos trâmites, das prioridades no atendimento que passarão a partir de sua admissão”, destaca a coordenadora.

Após o curso e durante as visitas monitoradas, as futuras mamães foram acompanhadas pela equipe de Enfermagem da unidade, e passaram pelo Serviço Social, recepção, alojamentos, refeitório, sala de parto humanizado, o alojamento Mãe-Canguru, Casa da Puérpera, o Banco de Leite, entre outras dependências da Maternidade. Além da visita às instalações, receberam orientações sobre o parto normal e humanizado, sobre direitos da paciente (a exemplo de opção do acompanhante), e sobre aleitamento materno, e orientações do que pode e deve levar para a maternidade, inclusive sobre os documentos necessários para admissão.

“O Curso para Gestantes foi um sucesso”, avalia a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas. A gestora ressalta que a ideia de limitar e possibilitar que todas as dúvidas sejam tiradas e que as futuras pacientes possam compreender realmente como funciona uma maternidade que é referência, inclusive, para o “Parto Humanizado”.

“O sucesso se dá pela qualidade do serviço prestado aos nossos pacientes e os investimentos que o prefeito Colbert Martins Filho vem fazendo no Hospital da Mulher. Hoje com certeza a população já sabe que parir no Hospital da Mulher é seguro e humanizado”, afirma Gilberte.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112926 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]